COM FIM DA SECA, AGRICULTORES DO RN VOLTAM A PLANTAR APÓS PERÍODO CHUVOSO

Agricultora Maria Benedita dos Santos, Dona Neguinha, volta a plantar em sua horta após período de seca (Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca)

Depois das chuvas registradas neste inverno de 2018, a paisagem mudou na Comunidade do Cote, em Felipe Guerra, interior potiguar. Os agricultores já voltaram a plantar e a esperança de boas colheitas é viva para o homem do campo.

Por lá, a dona de casa Maria Benedita dos Santos, a Dona Neguinha, cuida de sua horta, que tem várias espécies de pimenta, e recorda do período de seca. No tempo de estiagem, ela perdeu toda a plantação. Com pouca água, tinha que se virar com a que chegava nos carros-pipa.

“No tempo da seca, a gente tomava banho com a água do Exército, que era a que tinha. Tomava um banho por dia, e tinha dia que nem banho podia tomar”, lembra.

Depois do bom período chuvoso, Dona Neguinha agora comemora que pode voltar a plantar e colher com tranquilidade. “É uma bênção! O açude encheu, agora estamos na tranquilidade maior do mundo: tem água pra tomar banho, pra lavar a roupa, pra limpar a casa. Graças a Deus! Nós estamos no céu”, comemora.

O açude encheu no mês de abril deste ano. A fartura de água foi tanta, que a dona de casa Maria das Graça da Silva vai ter que esperar o açude baixar mais um pouco para poder começar a plantar. “O feijão o açude cobriu quase todo, o resto o gafanhoto tomou de conta. No inverno não tiramos quase nada. Aí agora estamos esperando o açude baixar”, conta.

A dona de casa Maria das Graças comemora a cheia do açude do Cote (Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca