COM FIM DA SECA, AGRICULTORES DO RN VOLTAM A PLANTAR APÓS PERÍODO CHUVOSO

Agricultora Maria Benedita dos Santos, Dona Neguinha, volta a plantar em sua horta após período de seca (Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca)

Depois das chuvas registradas neste inverno de 2018, a paisagem mudou na Comunidade do Cote, em Felipe Guerra, interior potiguar. Os agricultores já voltaram a plantar e a esperança de boas colheitas é viva para o homem do campo.

Por lá, a dona de casa Maria Benedita dos Santos, a Dona Neguinha, cuida de sua horta, que tem várias espécies de pimenta, e recorda do período de seca. No tempo de estiagem, ela perdeu toda a plantação. Com pouca água, tinha que se virar com a que chegava nos carros-pipa.

“No tempo da seca, a gente tomava banho com a água do Exército, que era a que tinha. Tomava um banho por dia, e tinha dia que nem banho podia tomar”, lembra.

Depois do bom período chuvoso, Dona Neguinha agora comemora que pode voltar a plantar e colher com tranquilidade. “É uma bênção! O açude encheu, agora estamos na tranquilidade maior do mundo: tem água pra tomar banho, pra lavar a roupa, pra limpar a casa. Graças a Deus! Nós estamos no céu”, comemora.

O açude encheu no mês de abril deste ano. A fartura de água foi tanta, que a dona de casa Maria das Graça da Silva vai ter que esperar o açude baixar mais um pouco para poder começar a plantar. “O feijão o açude cobriu quase todo, o resto o gafanhoto tomou de conta. No inverno não tiramos quase nada. Aí agora estamos esperando o açude baixar”, conta.

A dona de casa Maria das Graças comemora a cheia do açude do Cote (Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca