GOVERNO DO RN VAI RESTAURAR FORTALEZA DOS REIS MAGOS

Foto aérea mostra Fortaleza dos Reis Magos. Construção demorou 30 anos e foi concluída em 6 de janeiro de 1598 — Foto: Canindé Soares


O governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta sexta-feira (26) que vai restaurar, ao custo de R$ 3,9 milhões, a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal. A ordem se serviço foi assinada pelo governador Robinson Faria.

A fortaleza é a principal edificação cultural e histórica do Rio Grande do Norte, e um marco do início da implantação da capital potiguar. Fica no encontro do Rio Potengi com o Oceano Atlântico, na Zona Leste da cidade.

Segundo o governo, a restauração foi orçada em R$ 3,9 milhões, incluindo a adequação às normas de acessibilidade. O prazo de conclusão da obra é novembro de 2019.

Durante as obras, as visitações continuarão acontecendo de terça a domingo, sempre no horário de 8h às 16 horas.

A fortaleza

Contrastando com as belezas naturais, a Fortaleza dos Reis Magos é um dos mais visitados pontos turísticos do Rio Grande do Norte. A edificação conta um pouco da história da capital potiguar e de todo o estado.

Construída para proteger Natal ainda na época de sua colonização, a fortificação fica na praia do Forte, na Zona Leste da cidade. Hoje, a fortaleza abriga um museu. A construção, que demorou 30 anos, foi concluída em 6 de janeiro de 1598, dia de Reis. A data é feriado municipal em Natal. E foi erguida sobre os arrecifes para garantir que o embasamento fosse sólido. Foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal.

A Fortaleza foi tombada em 1949 e ficou sob administração do governo estadual, por meio da Fundação José Augusto. Uma intervenção para a conservação foi realizada em 2005 com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Ipham), mas apenas em 2013 a gestão foi transferida para a União. Em março desste ano, o governo anunciou que estava retomando a gestão da fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca