GOVERNO DO RN VAI RESTAURAR FORTALEZA DOS REIS MAGOS

Foto aérea mostra Fortaleza dos Reis Magos. Construção demorou 30 anos e foi concluída em 6 de janeiro de 1598 — Foto: Canindé Soares


O governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta sexta-feira (26) que vai restaurar, ao custo de R$ 3,9 milhões, a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal. A ordem se serviço foi assinada pelo governador Robinson Faria.

A fortaleza é a principal edificação cultural e histórica do Rio Grande do Norte, e um marco do início da implantação da capital potiguar. Fica no encontro do Rio Potengi com o Oceano Atlântico, na Zona Leste da cidade.

Segundo o governo, a restauração foi orçada em R$ 3,9 milhões, incluindo a adequação às normas de acessibilidade. O prazo de conclusão da obra é novembro de 2019.

Durante as obras, as visitações continuarão acontecendo de terça a domingo, sempre no horário de 8h às 16 horas.

A fortaleza

Contrastando com as belezas naturais, a Fortaleza dos Reis Magos é um dos mais visitados pontos turísticos do Rio Grande do Norte. A edificação conta um pouco da história da capital potiguar e de todo o estado.

Construída para proteger Natal ainda na época de sua colonização, a fortificação fica na praia do Forte, na Zona Leste da cidade. Hoje, a fortaleza abriga um museu. A construção, que demorou 30 anos, foi concluída em 6 de janeiro de 1598, dia de Reis. A data é feriado municipal em Natal. E foi erguida sobre os arrecifes para garantir que o embasamento fosse sólido. Foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal.

A Fortaleza foi tombada em 1949 e ficou sob administração do governo estadual, por meio da Fundação José Augusto. Uma intervenção para a conservação foi realizada em 2005 com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Ipham), mas apenas em 2013 a gestão foi transferida para a União. Em março desste ano, o governo anunciou que estava retomando a gestão da fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca