ONU veta discurso do Brasil na cúpula do clima em Nova York, diz jornal

O Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres

A ONU (Organização das Nações Unidas) decidiu que o Brasil não terá direito a discurso na cúpula do clima, evento que será realizado na próxima 2ª feira (23.set.2019), em Nova York. De acordo com as informações do jornal Folha de S. Paulo, o enviado especial da secretaria-geral da ONU, Luis Alfonso de Alba, justificou a decisão sob o argumento de que o país não apresentou “nenhum plano para aumentar o compromisso com o clima”.

Os Estados Unidos também poderão ficar fora da lista dos países participantes, junto com a Arábia Saudita, Japão, Austrália e Coreia do Sul. Ao menos 60 países, incluindo França e Reino Unido, devem realizar discursos durante a cúpula.

Alba afirmou que a ONU pediu para que os países enviassem 1 plano para aumentar a ambição das nações com os compromissos climáticos. O secretário selecionou apenas os países que teriam discursos inspiradores, de acordo com os documentos que recebeu.

Segundo a reportagem da Folha, as contribuições anunciadas pelos países na assinatura do Acordo de Paris sobre a mudança do clima em 2015 não são suficientes para conter o aumento da temperatura média do planeta abaixo de 2ºC. As metas devem ser revistas entre 2020 e 2023.

Outro fator alarmante foi o aumento de eventos climáticos extremos que refletem internacionalmente, como as queimadas na Amazônia. Isso resultou em pressão para os países se adiantassem a discussão do clima.

A cúpula do clima será realizada na véspera da Assembleia Geral da ONU, que começa na 3ª feira (25.set), e foi convocada pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, para encorajar a ambição política dos países, em uma conversa direta com os chefes de Estado.

Via Poder 360

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca