Manchas de óleo voltam a aparecer em praia do litoral sul potiguar

Manchas de óleo voltam a aparecer em praia do RN — Foto: Secretaria de Meio Ambiente/Nísia Floresta

Manchas de óleo voltaram a aparecer na região da Barra de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, Litoral Sul potiguar. O material de origem ainda desconhecida foi achado na areia da praia, trazido pela maré, nesta terça-feira (15). O volume não foi estimado pelas autoridades.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, equipes foram enviadas para o local nesta quarta-feira (16) para fazer a limpeza da área. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) afirmou que foi informado da situação pelo município.

O Rio Grande do Norte é o segundo estado a registrar retorno das manchas de óleo após a limpeza das praias. Nesta terça-feira (15), a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) de Sergipe informou que todas as 17 praias do litoral sergipano - uma soma de 197 quilômetros- atingidas pelas manchas de óleo em algum momento desde o dia 24 de setembro, apresentaram reincidência da substância após serem limpas.

O que se sabe até agora sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Na última atualização de áreas atingidas pelo óleo, nesta terça-feira (15), o Ibama registrou presença de manchas de óleo na praia das Tartarugas, na Barra de Tabatinga. A primeira vez em que óleo foi avistado na região foi no dia 10 de setembro, mas a área tinha passado por limpeza.

Um comando unificado instituído pelo governo do estado tem reunião marcada para esta quinta-feira (17), para deliberar sobre a situação do estado. Na última segunda-feira (14), o Idema considerou que não havia necessidade de decretar estado de emergência, a exemplo de outros estados, e afirmou que a situação estava controlada.

Até agora, o estado não apontou solução para a destinação do óleo recolhido pelas prefeituras. Os municípios afirmam que não têm condições de contratar empresas especializadas para descartar o material.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca