Qual é o melhor horário para malhar? Estudo responde


Qual é o melhor horário para se exercitar? Quem é adepto da malhação provavelmente já se perguntou isso. Pois um novo estudo, das universidades de Bath e de Birmingham, ambas inglesas, indicou uma resposta.

Segundo a pesquisa, publicada no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism na sexta-feira (18), se exercitar antes do café da manhã é a opção ideal. Isso porque é nesse momento em que as pessoas conseguem controlar melhor os níveis de açúcar no sangue.

A descoberta se deu em uma experiência que, ao longo de seis semanas, acompanhou a rotina de trinta homens, todos classificados como obesos ou com sobrepeso. Os indivíduos se submeteram a um programa de malhação, igual para todos eles. Alguns, contudo, iam à academia antes do café da manhã, enquanto os outros seguiam a praxe em horários diversos. O resultado: os que pertenciam ao primeiro grupo queimaram o dobro de gordura.

O achado indica que isso ocorre porque, após o sono, o corpo fica mais propenso a utilizar reservas de energia na hora de gastar calorias. O que causa efeitos benéficos para a saúde de cada um, inclusive diminuindo os riscos de diabetes e de problemas cardíacos.

Disse o cientista dos esportes Gareth Wallis, da Universidade de Birmingham, coautor do estudo, na divulgação das conclusões: “Esse trabalho sugere que a performance pode ser melhor sem nem mudar a intensidade, a duração ou mesmo a percepção de esforço. Basta atentar ao horário”.

Com conteúdo da Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca