Encontro discute implantação do Conselho Gestor da APA Dunas do Rosado

APA Dunas do Rosado

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, realizou, nessa quinta-feira (7), a primeira reunião para a formação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Dunas do Rosado. A reunião, que aconteceu no Ecoposto da APA, contou com a ampla participação da população dos municípios de Areia Branca e Porto do Mangue, autoridades representativas do Poder Executivo e Legislativo, Projeto Cetáceos/UERN e ICMBio.

De acordo com a gestora da APA Dunas do Rosado, Kaline Mendonça, o momento ressaltou a importância de criar ações efetivas dentro de um planejamento com a participação popular. “A reunião foi importante para que os representantes municipais e toda a população compreendam a importância do gerenciamento da Unidade de Conservação. O processo de criação da UC foi bastante extenso, e agora precisamos avançar e unir esforços para implantar o Conselho Gestor. Isso facilitará as ações e projetos a serem realizados, preservando e valorizando os sistemas locais e características da região”, afirmou a gestora.

Outro ponto abordado durante a reunião, tratou da ativação do Projeto Orla nos municípios que abrangem a APADR, por meio da reinstalação dos Comitês Gestores das Orlas desses municípios, considerando a importância de revisão dos Planos de Gestão Integrada das orlas, visando elaborar e implementar uma política que harmonize a articule as práticas patrimoniais e ambientais, mediante o planejamento do uso e ocupação da orla marítima.

Segundo a Subcoordenadora do Gerenciamento Costeiro do Idema, Rosa Pinheiro, “a partir da criação do Conselho Gestor e dos Comitês, o órgão ambiental inicia uma série de ações para regularizar a situação das ocupações ilegais existentes na área. Uma das principais medidas é a elaboração do Zoneamento e Plano de Manejo da área, que deve ter início em 2020”, disse.

Foto: ASCOM/IDEMA

Durante o encontro, a gestora da APA também realizou uma apresentação sobre a história da Área de Proteção Ambiental Dunas do Rosado e sobre a importância das Unidades de Conservação.

A composição da reunião foi bastante representativa. Mais de 50 pessoas tiveram a oportunidade de contribuir, realizar uma troca de conhecimento com diversas perspectivas. “Algo gratificante do momento foi ver as marisqueiras de Ponta do Mel participando dessa construção, articulando com a equipe de mulheres do Idema à frente desse processo. Foi um grande ganho, pois a questão da presença da mulher na gestão é fundamental”, disse a assessora técnica do Idema, Ana Marcelino.

O Idema foi representado pelos setores: Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC), Assessoria Técnica, Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro (Sugerco), Assessoria Jurídica, Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (Nagam), Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA).

Uma próxima reunião sobre o processo de implantação do Conselho Gestor foi marcada para o dia 19 de novembro, na sede das marisqueiras, em Ponta do Mel.

APA Dunas do Rosado

Criada pelo Decreto do Governo do Estado do RN n° 27.695, de 21 de fevereiro de 2018, abrange parte dos territórios dos municípios de Areia Branca e Porto do Mangue.

Conselho Gestor

Legalmente instituído para o exercício da cidadania e do controle social da gestão do Patrimônio Público, por meio de discussão, avaliação e proposição de ações e políticas que visem o aprimoramento da administração das Unidades de Conservação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca