Festival transforma Areia Branca na "Capital Nacional do Atum"


O Festival do Atum do Rio Grande do Norte, que leva o slogan “De Areia Branca para o Mundo”, iniciou na última quinta-feira, 14, no largo do cais Tertuliano Fernandes. Com inicio às 19 horas, o evento conta com Corredor Gastronômico, com degustação gratuita de pratos derivados do atum, preparados por 20 restaurantes, provenientes de Areia Branca e outras cidades, como Mossoró, Natal e Aracati, do estado do Ceará.

O Festival do Atum do Rio Grande do Norte é o único do segmento em todo o Brasil e conta com o apoio do Governo do Estado. Outros apoiadores são a Associação dos Proprietários de Barco de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Aspern), a empresa espanhola de pesca sustentável Robinson Crusoé, da salina Norsal e do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A edição deste ano contou com a realização do II Fórum sobre as Diretrizes da Pesca de Atuns e Afins, além de rodada de negócios, sessões de networking, oficinas temáticas, feira de artesanato e espaço Kids.  A programação cultural, inicia sempre a partir das 22 horas e tem como atrações principais cantores nacionais, como Geraldo Azevedo, que se apresentou ontem, 14; Léo Chaves, que fará show na noite de hoje, 15; e Flávio José, atração de encerramento amanhã, 16.

Atum no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de atum do Nordeste, concentrando cerca de 70% do fornecimento regional da região — onde destes, 60% é produção de Areia Branca, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A pesca comercial movimenta mais de 270 milhões de dólares em todo o Brasil, produzindo cerca de 50 mil toneladas por ano.  O evento tem como objetivo consolidar o pescado como um símbolo da economia de Areia Branca, buscando atrair recursos e benefícios para o município, na forma do crescimento do comércio e da indústria. “Se nós temos 60% de 70% do pescado do estado, devemos investir para que isso aconteça na nossa cidade. É isso que vai gerar emprego, renda e fazer o dinheiro circular aqui dentro”, defende a prefeita do município, Iraneide Rebouças.

“Estamos conseguindo, com muita responsabilidade e trabalho, devolver à nossa cidade o prestígio e respeito que ela merece. O Justiça na Praça e a abertura do nosso Festival do Atum – que agora é de todo o Rio Grande do Norte – no mesmo dia, reflete esse momento positivo que Areia Branca vive, apesar de tantas dificuldades que o país atravessa” acrescenta.

Justiça na Praça

O projeto Justiça na Praça foi realizado na rua Coronel Liberalino e ofereceu acesso aos diversos serviços do Poder Judiciário Estadual por meio da assistência jurídica e plantões judiciais, com audiências e emissão de sentenças. Os atendimentos contaram com a participação das secretarias e gerências municipais que ofereceram atendimentos com nutricionista, psicóloga, odontólogos e consultas especializadas de geriatra, pediatra, cardiologista, mastologista, dermatologista, clínica geral. Também foram realizados cadastro imobiliário, emissão dos documentos CPF, carteira de identidade e do trabalho, oficinas de artesanato, corte de cabelo e brincadeiras para as crianças.

O Programa Justiça na Praça encerrou com casamento coletivo na Praça Nossa Senhora da Conceição com participação de cem casais de Areia Branca e de municípios vizinhos como Tibau e Grossos. A cerimônia coletiva gratuita facilitou o acesso às pessoas que não têm condições de custear os procedimentos junto a um cartório.

Lista dos restaurantes participantes no Corredor Gastronômico do Festival do Atum:

Cais do Chopp
Johelber’s Restaurante e Buffet
Bonsai Sushi
Hotel Costa Atlântico
Oasis Mel Beach
Cerveja Bacurim
Cachaça Pátria Amada
Meu Brownie
O Rei das Esfihas
Original Burger
Empadas da Rô
Açaí do Mestre
Ped-Repet
Fartot La Carte
Bacalhau Lusitano Bistro
Atlantic Doceria
Açai + Top

Programação de encerramento (Sábado)

8h – Assistência ao pescador e família.

18h30 – Degustação gastronômica e feira de artesanato.

22h – show cultural. “Bota pra torar”.

00h – show cultural – “Flávio José”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.