Festival transforma Areia Branca na "Capital Nacional do Atum"


O Festival do Atum do Rio Grande do Norte, que leva o slogan “De Areia Branca para o Mundo”, iniciou na última quinta-feira, 14, no largo do cais Tertuliano Fernandes. Com inicio às 19 horas, o evento conta com Corredor Gastronômico, com degustação gratuita de pratos derivados do atum, preparados por 20 restaurantes, provenientes de Areia Branca e outras cidades, como Mossoró, Natal e Aracati, do estado do Ceará.

O Festival do Atum do Rio Grande do Norte é o único do segmento em todo o Brasil e conta com o apoio do Governo do Estado. Outros apoiadores são a Associação dos Proprietários de Barco de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Aspern), a empresa espanhola de pesca sustentável Robinson Crusoé, da salina Norsal e do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

A edição deste ano contou com a realização do II Fórum sobre as Diretrizes da Pesca de Atuns e Afins, além de rodada de negócios, sessões de networking, oficinas temáticas, feira de artesanato e espaço Kids.  A programação cultural, inicia sempre a partir das 22 horas e tem como atrações principais cantores nacionais, como Geraldo Azevedo, que se apresentou ontem, 14; Léo Chaves, que fará show na noite de hoje, 15; e Flávio José, atração de encerramento amanhã, 16.

Atum no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de atum do Nordeste, concentrando cerca de 70% do fornecimento regional da região — onde destes, 60% é produção de Areia Branca, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A pesca comercial movimenta mais de 270 milhões de dólares em todo o Brasil, produzindo cerca de 50 mil toneladas por ano.  O evento tem como objetivo consolidar o pescado como um símbolo da economia de Areia Branca, buscando atrair recursos e benefícios para o município, na forma do crescimento do comércio e da indústria. “Se nós temos 60% de 70% do pescado do estado, devemos investir para que isso aconteça na nossa cidade. É isso que vai gerar emprego, renda e fazer o dinheiro circular aqui dentro”, defende a prefeita do município, Iraneide Rebouças.

“Estamos conseguindo, com muita responsabilidade e trabalho, devolver à nossa cidade o prestígio e respeito que ela merece. O Justiça na Praça e a abertura do nosso Festival do Atum – que agora é de todo o Rio Grande do Norte – no mesmo dia, reflete esse momento positivo que Areia Branca vive, apesar de tantas dificuldades que o país atravessa” acrescenta.

Justiça na Praça

O projeto Justiça na Praça foi realizado na rua Coronel Liberalino e ofereceu acesso aos diversos serviços do Poder Judiciário Estadual por meio da assistência jurídica e plantões judiciais, com audiências e emissão de sentenças. Os atendimentos contaram com a participação das secretarias e gerências municipais que ofereceram atendimentos com nutricionista, psicóloga, odontólogos e consultas especializadas de geriatra, pediatra, cardiologista, mastologista, dermatologista, clínica geral. Também foram realizados cadastro imobiliário, emissão dos documentos CPF, carteira de identidade e do trabalho, oficinas de artesanato, corte de cabelo e brincadeiras para as crianças.

O Programa Justiça na Praça encerrou com casamento coletivo na Praça Nossa Senhora da Conceição com participação de cem casais de Areia Branca e de municípios vizinhos como Tibau e Grossos. A cerimônia coletiva gratuita facilitou o acesso às pessoas que não têm condições de custear os procedimentos junto a um cartório.

Lista dos restaurantes participantes no Corredor Gastronômico do Festival do Atum:

Cais do Chopp
Johelber’s Restaurante e Buffet
Bonsai Sushi
Hotel Costa Atlântico
Oasis Mel Beach
Cerveja Bacurim
Cachaça Pátria Amada
Meu Brownie
O Rei das Esfihas
Original Burger
Empadas da Rô
Açaí do Mestre
Ped-Repet
Fartot La Carte
Bacalhau Lusitano Bistro
Atlantic Doceria
Açai + Top

Programação de encerramento (Sábado)

8h – Assistência ao pescador e família.

18h30 – Degustação gastronômica e feira de artesanato.

22h – show cultural. “Bota pra torar”.

00h – show cultural – “Flávio José”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca