PEC pode vetar correção real do salário mínimo por dois anos


Entre as medidas de ajuste também estão a redução de 25% da jornada de trabalho dos servidores com ajuste proporcional dos salários

Por Martha Viotti Beck e Murilo Fagundes
5 nov 2019, 19h58

A PEC emergencial apresentada ao Congresso cria medidas de ajuste fiscal que darão dois anos para que União, estados e municípios recuperem sua saúde financeira em caso de crise, informaram técnicos do Ministério da Economia em entrevista a jornalistas. Se aprovada em 2019, a PEC proíbe a correção real do salário mínimo por dois anos.

Entre as medidas de ajuste também estão a redução de 25% da jornada de trabalho dos servidores com ajuste proporcional dos salários. Fica ainda suspensa a promoção e a reestruturação de carreiras do funcionalismo.

Juntas, as medidas dos servidores resultam em uma economia de R$ 11,5 bi para a União no primeiro ano de vigência das regras.

Outro gatilho é a proibição de correção do valor das emendas impositivas e também de verbas indenizatórias, como auxílio moradia.

Gatilhos serão acionados se as operações de crédito ficarem acima dos investimentos no caso da União.

Para estados e municípios, os gatilhos são acionados se a despesa corrente exceder 95% da receita corrente.

Governo vai retirar despesas com inativos da conta de saúde e educação na PEC, disse o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues.

A trajetória da dívida pública vai passar a ser um indicador para a fixação das metas fiscais, segundo a PEC emergencial.

Outra PEC apresentada prevê extinção de 248 fundos públicos. Recursos depositados nesses fundos serão usados para pagamento da dívida pública. Valor chega a R$ 220 bilhões. Fundos podem ser recriados em até dois anos por lei complementar.

Com conteúdo Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca