Golfinho de 2 metros é encontrado morto na Praia de Tabatinga, RN

Golfinho foi encontrado morto na praia de Tabatinga na tarde desta quinta-feira — Foto: Projeto Cetáceos/UERN

Um golfinho de 2,02 metros de comprimento foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira (16) na Praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, litoral Sul potiguar. De acordo com o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), ele é da espécie Golfinho-pintado-pantropical, que possui o nome científico de Stenella attenuata.

O animal era uma fêmea adulta e, segundo o Projeto Cetáceos, não tinha marcas de "interação antrópica", ou seja, alguma ação humana que tenha ocasionado a morte, e nem alimentos no "trato gastrointestinal". Os pesquisadores apontaram, no entanto, que o golfinho apresentava útero característico de pós-parto e colostros nas mamas.

Projeto Cetáceos foi acionado. Golfinho foi encontrado morto em Tabatinga — Foto: Projeto Cetáceos/UERN

Os pescadores da Praia de Tabatinga contaram aos pesquisadores que um golfinho havia encalhado pela manhã na região e que foi devolvido ao mar. A equipe, no entanto, disse não ter como garantir que se trata do mesmo animal, já que não foi acionada pela manhã e as informações são escassas sobre ele.

O Golfinho-pintado-pantropical vive em oceanos tropicais e temperados, podendo estar em grupos com milhares de indivíduos em águas mais profundas. Os adultos conseguem atingir comprimento máximo de 2,57 m e a alimentação deles consiste principalmente em lulas, crustáceos e peixes. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, a espécie não tem grandes chances de extinção, mas é necessário investir em esforços para que ela continue fora de ameaça.

Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca