Emparn prevê chuvas de até 533 milímetros no próximo trimestre no Rio Grande do Norte

Natal amanheceu chuvosa nesta quarta-feira (19) — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte anunciou nesta quarta-feira (19) que a previsão de chuvas para o trimestre de março a maio é de até 533 milímetros em algumas regiões do estado. Ainda segundo a Emparn, em todo o ano de 2019 a média foi de 840 milímetros.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, os padrões climáticos indicam a ocorrência de chuvas distribuídas em todas as regiões, sendo 479 milímetros no Oeste, 376 na região Central, 342 no Agreste potiguar e 533 milímetros na região Leste, onde fica Natal. “A previsão climática, a partir das condições observadas desde janeiro deste ano, indica chuvas normais ou acima da média histórica para o Rio Grande do Norte”, afirma o Bistrot.

Ele explica que as análises consideram parâmetros de temperatura na superfície dos oceanos, ventos e pressão atmosférica. Segundo o meteorologista, há aquecimento no Atlântico Sul e temperatura baixa no Pacífico e isto favorece ocorrências de chuvas no Nordeste brasileiro nos próximos três meses. “Hoje há essa tendência”, reforçou.

A conclusão apresentada pela Emparn resulta das análises também de meteorologistas dos principais centros de previsão climática da região Nordeste que promoveram em Parnamirim, Grande Natal, nesta terça-feira (18) a III Reunião de Análise Climática para o Semiárido Nordestino - Etapa Rio Grande do Norte.
Os especialistas fizeram o balanço dos primeiros meses do ano, análises de modelos meteorológicos, condições atuais dos oceanos e elaboração de boletins para o período.

Com conteudo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca