Emparn prevê chuvas de até 533 milímetros no próximo trimestre no Rio Grande do Norte

Natal amanheceu chuvosa nesta quarta-feira (19) — Foto: Pedro Vitorino/Cedida

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte anunciou nesta quarta-feira (19) que a previsão de chuvas para o trimestre de março a maio é de até 533 milímetros em algumas regiões do estado. Ainda segundo a Emparn, em todo o ano de 2019 a média foi de 840 milímetros.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, os padrões climáticos indicam a ocorrência de chuvas distribuídas em todas as regiões, sendo 479 milímetros no Oeste, 376 na região Central, 342 no Agreste potiguar e 533 milímetros na região Leste, onde fica Natal. “A previsão climática, a partir das condições observadas desde janeiro deste ano, indica chuvas normais ou acima da média histórica para o Rio Grande do Norte”, afirma o Bistrot.

Ele explica que as análises consideram parâmetros de temperatura na superfície dos oceanos, ventos e pressão atmosférica. Segundo o meteorologista, há aquecimento no Atlântico Sul e temperatura baixa no Pacífico e isto favorece ocorrências de chuvas no Nordeste brasileiro nos próximos três meses. “Hoje há essa tendência”, reforçou.

A conclusão apresentada pela Emparn resulta das análises também de meteorologistas dos principais centros de previsão climática da região Nordeste que promoveram em Parnamirim, Grande Natal, nesta terça-feira (18) a III Reunião de Análise Climática para o Semiárido Nordestino - Etapa Rio Grande do Norte.
Os especialistas fizeram o balanço dos primeiros meses do ano, análises de modelos meteorológicos, condições atuais dos oceanos e elaboração de boletins para o período.

Com conteudo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca