Operação para fiscalizar uso de tornozeleiras eletrônicas prende quatro em Mossoró e Areia Branca

Usuários de tornozeleira eletrônica foram fiscalizados em operação da Seap em Mossoró e Areia Branca, no RN — Foto: Seap/Divulgação

Uma operação realizada entre a sexta-feira (31) e a o sábado (1º) prendeu quatro pessoas por violação ao sistema de tornozeleira eletrônica, segundo informou a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). Ao todo, 190 suspeitos foram abordados na ação que aconteceu em Mossoró e Areia Branca, na região Oeste potiguar.

De acordo com a pasta, essa foi a segunda etapa da “Operação Tolerância Zero”, que tinha objetivo de fiscalizar 79 apenados que usam tornozeleira eletrônica no regime semi-aberto.

A força policial composta de 18 viaturas e 93 policiais penais fiscalizou os apenados com tornozeleira em 26 localidades de Mossoró e Areia Branca. Nas abordagens, quarto foram detidos. Três estavam violando ordem judicial e uma mulher rompeu a tornozeleira eletrônica. Ela estava com mandando de prisão em aberto.

Policiais penais do RN fizeram operação para fiscalizar usuários de tornozeleira eletrônica no Oeste potiguar — Foto: Seap/Divulgação

O secretário Pedro Florêncio explicou que o efetivo utilizado foi extra, composto por policiais penais voluntários, remunerados através de diárias operacionais. “A operação faz parte do Plano de Governo e não altera a rotina de segurança das unidades prisionais. A Seap está cumprindo na íntegra o que determina a Lei de Execuções Penais”, explicou.
Segundo a pasta, o Rio Grande do Norte tem 1.460 tornozeleiras eletrônicas ativas e está adquirindo outras 3 mil. Na região Oeste do Estado são 420 presos monitorados.

A primeira fase da operação aconteceu no dia 18 de janeiro, na Grande Natal. A ação contou com a participação de 91 policiais penais, que realizaram 197 abordagens, identificando quatro situações de violação do sistema de monitoramento.
"Ações dessa natureza contribuem para a diminuição dos índices de criminalidade porque evitam a reincidência", declarou o secretário.

Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca