Comitê parlamentar pede que família Bolsonaro 'fique fora da eleição' dos EUA


O Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos se manifestou nesta segunda-feira (27) pedindo que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e a sua família fiquem "fora das eleições americanas".

"Nós já vimos esse filme antes. É vergonhoso e inaceitável. A família Bolsonaro precisar fora das eleições dos Estados Unidos", diz a publicação feita no Twitter e atribuída ao parlamentar democrata Eliot Engel, presidente do comitê.

A mensagem de Engel evoca as discussões sobre possíveis interferências externas no pleito de 2016, que elegeu o republicano Donald Trump e foram alvo de diversas investigações ao longo do atual mandato.
O perfil do comitê divulgou o texto compartilhando uma postagem do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, que divulgou vídeo mais uma vez manifestando seu apoio à reeleição de Trump.

O órgão para assuntos externos da Câmara americana tem, em sua maioria, integrantes do Partido Democrata, de oposição ao atual presidente.

Aproximação

Recentes pesquisas de opinião indicam que o candidato democrata, o ex-vice-presidente Joe Biden, é hoje o favorito para vencer as eleições americanas deste ano.

Segundo o analista da CNN Igor Gadelha, integrantes do Planalto e do Itamaraty já traçam planos para o caso de uma mudança de comando na Casa Branca.

A estratégia é intensificar o diálogo com políticos democratas considerados mais “conservadores”. Um deles é o senador Robert Menendez, que tem atuação voltada para América Latina. 

O deputado Eduardo Bolsonaro já teria, inclusive, conversado com Menendez, que mantém contato frequente com auxiliares de Bolsonaro.

Segundo auxiliares do chefe do Executivo brasileiro ouvidos pela CNN, o objetivo do Planalto é mostrar que os planos de Biden para países como China e Venezuela precisam do Brasil para ser bem-sucedidos. 


Com conteúdo CNN Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca