Covid: com 1.079 novas mortes em 24 h, Brasil se aproxima de 100 mil óbitos

Um pássaro é fotografado sobre uma cruz durante um enterro coletivo de pessoas que morreram devido à doença de coronavírus, no cemitério Parque Taruma, em Manaus

O Ministério da Saúde informou hoje a inclusão, nas últimas 24 horas, de 1.079 novas mortes nos registros da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Com isso, o país se aproximou de 100 mil óbitos. O total acumulado até o último balanço do governo federal indica 99.572 vítimas da covid-19.

O governo federal também confirmou 50.230 novos diagnósticos de infecção pelo novo coronavírus de ontem para hoje. O número total de casos no país chegou a 2.962.442, chegando perto também da marca de 3 milhões.

Ainda de acordo com o ministério, o Brasil hoje tem 794.476 pacientes em acompanhamento, enquanto outros 2.068.394 são considerados como recuperados.

País tem 40 mil mortes por síndrome respiratória sem causa revelada

O Brasil tem registradas, até o dia 1º de agosto, 40 mil mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por causa não especificada. Os dados são do Ministério da Saúde e revelam uma provável subnotificação de casos da covid-19 no país, segundo especialistas consultados pelo UOL.

A SRAG é a principal complicação causada pela covid-19 e é responsável pela morte de mais de 95% dos casos da virose confirmados até aqui no país. Das 93,5 mil mortes de pacientes com o novo coronavírus registradas até o dia 1º de agosto, 91 mil tiveram a SRAG como causa.

Veículos se unem em prol da informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro (sem partido) de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa e assim buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.


Com conteúdo UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca