Joe Biden anuncia senadora Kamala Harris como companheira de chapa

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta terça-feira, 11, o nome da senadora Kamala Harris como sua companheira de chapa na eleição de novembro, na qual enfrentará o presidente Donald Trump. 

Se eleita, Harris, de 55 anos, será a primeira mulher negra a assumir o cargo. A decisão ocorre em meio à forte pressão para maior representatividade em cargos públicos e aos protestos contra desigualdade racial em todo o país, depois da morte de George Floyd, em Minneapolis. 

A senadora chegou a demonstrar certo apoio no início da disputa democrata para ver quem seria o candidato do partido à Presidência, mas encerrou sua campanha antes mesmo das primárias iniciais. Em maio ela expressou apoio a Joe Biden, apesar de debates acalorados entre os dois em eventos partidários. 

Agora, a ex-procuradora da Califórnia usará suas táticas de debate contra Trump e seu vice, Mike Pence. Ela irá debater com Pence em 7 de outubro em Salt Lake City, Utah.

Em uma publicação em sua conta no Twitter, o candidato democrata anunciou a decisão. 

“É com grande honra que anuncio ter escolhido @KamalaHarris  — uma lutadora destemida a favor dos mais fracos e uma das melhores servidores do país — como minha companheira de chapa”. 

A confirmação oficial será feita na convenção democrata que começa na próxima segunda-feira, 17, quando Biden também será formalmente nomeado como candidato do partido para enfrentar Trump.

Já testada dentro do campo político, a escolha tem objetivo de impulsionar os votos de afro-americanos, base mais leal do Partido Democrata, na eleição de 3 novembro. Harris foi a segunda mulher negra na história dos EUA a ser eleita ao Senado. Há quatro anos, a primeira queda no número de eleitores negros em 20 anos contribuiu para a derrota da democrata Hillary Clinton para Trump.

A presença da senadora deve impulsionar as chances do Partido Democrata em estados como Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, onde Trump ganhou por uma pequena margem em 2016, mas agora as pesquisas de opinião colocam o republicano atrás. Os eleitores negros também são centrais para vitória na Geórgia e na Flórida, onde a disputa pode ser mais acirrada.

Biden serviu como vice-presidente durante os dois mandatos de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA.

A escolha de Harris como vice também tem uma representação especial para o Partido Democrata e para Biden nesta eleição, à medida que o candidato completará 78 anos em novembro. Se eleito, ele será a pessoa mais velha a chegar à Presidência. A idade também gerou especulações sobre a impossibilidade de um segundo mandato, tornando Harris uma possível candidata à Presidência em 2024.

Biden se comprometeu publicamente a escolher uma mulher como sua companheira de chapa em um debate em março, após discutir o assunto com sua esposa, Jill. Entre as possíveis escolhas estavam rivais na disputa democrata à indicação, incluindo as senadoras Amy Klobuchar e Elizabeth Warren.

Com conteúdo Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca