Novos gestores do TRE-RN tomam posse na próxima segunda-feira


Redação

29/08/2020 | 12:24


A posse dos desembargadores Gilson Barbosa e Claudio Santos como presidência e vice do TRE-RN será realizada às 17h, por videoconferência e transmitida ao vivo no canal do YouTube do TRE-RN

Na próxima segunda-feira, 31, os desembargadores Gilson Barbosa de Albuquerque e Claudio Manoel de Amorim Santos serão empossados como novo presidente e vice e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) para o biênio 2020-2022. A sessão solene de posse dos novos gestores e de seus respectivos suplentes será realizada às 17h, por videoconferência e transmitida ao vivo no canal do YouTube do TRE-RN.

Os magistrados de segundo grau foram escolhidos para compor a Corte Eleitoral pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, no dia 10 de junho. Eles substituem os desembargadores Glauber Rêgo e Cornélio Alves, que finalizam o biênio à frente da presidência e vice-presidência e corregedoria da Corte Eleitoral Potiguar.

Na mesma data os desembargadores Amílcar Maia e Ibanez Monteiro da Silva serão empossados como suplentes do presidente e vice, respectivamente.

Desembargadores Glauber Rêgo e Cornélio Alves se despedem dos cargos

Dois anos após assumirem a Presidência e a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), os desembargadores Glauber Rêgo e Cornélio Alves se despediram, nesta sexta-feira, 28, das sessões da corte eleitoral.

Com o fim do biênio de mandato, que se encerrará dia 31 de agosto, a trajetória dos magistrados à frente do Tribunal foi elogiada por seus pares durante a sessão, como também pela procuradora regional eleitoral Caroline Maciel, que também deixa o cargo para ser substituída pelo novo PRE Ronaldo Chaves.

Além disso, também foi apresentado o Relatório de Gestão do Biênio 2018-2020, que reúne as inúmeras iniciativas da gestão que se encerra.

Despedida

Com a finalização do mandato na Presidência da corte, o desembargador Glauber Rêgo listou as iniciativas da gestão presentes no relatório e agradeceu a todos que colaboraram para as realizações. “Realço minha gratidão de compartilhar essas realizações com Vossas Excelências. Busquei sempre garantir a estabilidade do estado democrático de direito em cada ação. Se em algum momento errei, foi involuntariamente, pois sempre busquei acertar. De qualquer forma, tenho certeza: valeu a pena percorrer esse trajeto com os senhores e senhoras”, afirmou.

“Agradeço, também, aos colegas de bancada. Destaco as qualidades que todos apresentam: honestidade, o saber intelectual refinado, a bondade, a celeridade e o trato delicado e cortês para comigo”, completou.

Os juízes da corte também aproveitaram a ocasião para destacar a qualidade da gestão dos desembargadores e o legado deixado pelas inúmeras realizações da Presidência e da Corregedoria, além de elogiarem as personalidades de ambos.

“A Justiça Eleitoral do RN deve ter orgulho de desembargador Cornélio, julgador firme e correto, grande magistrado talhado pelo caráter e sensibilidade”, afirmou o juiz Carlos Wagner. “Desembargador Glauber,o que o senhor plantou, semeou e colheu marcará para sempre sua trajetória” expressou.

O juiz eleitoral Ricardo Tinoco destacou o espírito público da gestão e agradeceu o trabalho construído. “A marca mais denotativa dessa gestão, que esteve em todos os projetos desenvolvidos foi a valorização do interesse público”, afirmou. “Todos os membros do Tribunal, de todos os setores, seguiram como uma grande orquestra a batuta de Vossa Excelência”, disse o magistrado.

“Destaco qualidades de Vossas Excelências. Desembargador Glauber com uma entrega constante à procura da perfeição, com espírito inquieto que busca e garimpa as melhores ideias para serem aplicadas. Já desembargador Cornélio cativa com simplicidade e a brilhante capacidade de trabalhar em equipe”, apontou o juiz eleitoral Geraldo da Mota.

Já a juíza eleitoral Adriana Magalhães destacou o ineditismo da gestão. “É difícil mensurar e palavras como foram esses dois anos. Muitos desafios, mas muitas realizações”, sintetizou.

O juiz Fernando Jales destacou o equilíbrio entre firmeza e ternura do desembargador Glauber Rêgo, enquanto ressaltou as lições aprendidas e o convívio salutar do desembargador Cornélio Alves. “É um dia difícil, pois a saudade já não bate mais na porta, ela já está no recinto”, afirmou.

A sessão de despedida contou com a presença da chefe da Procuradoria Federal, Cibele Benevides, que já exerceu a função de procuradora eleitoral, do presidente da Amarn, Herval Sampaio e do futuro procurador Ronaldo Chaves.

A procuradora eleitoral, Caroline Maciel, se despediu da Corte afirmando que segue o caminho do Tribunal Regional Federal, da 1a Região com muitas lições. “Aqui aprendi sobre direito, respeito diversidade e cidadania. Democracia requer compromisso e impõe equilíbrio. Saiba que os senhores conseguem equilibrar esses direitos”,declarou.

Às 17h da próxima segunda-feira, 31, ocorrerá a sessão solene de posse dos novos gestores do TRE-RN. Realizado por videoconferência, o evento será transmitido pelo canal do YouTube do Tribunal.

Relatório de gestão destaca projetos, eventos, convênios e cooperações técnicas

A publicação relata os projetos, eventos, convênios e cooperações técnicas realizados pelo TRE-RN, que permitiram o regional ser referência em modernidade, resgatar a memória da Justiça Eleitoral e estar no topo dos índices de transparência.

Os investimentos em infraestrutura, como a instalação das usinas fotovoltaicas em diversas unidades da Justiça Eleitoral estado, renderão qualidade no serviço aos eleitores, economia aos cofres públicos e sustentabilidade ambiental.

Também foi destacada a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a realização da Residência em T.I., que rendeu soluções e projetos para a desburocratização e modernização do Tribunal.

A realização das Tardes Eleitorais, do podcast Voz da Cidadania e do curso Nova Pólis são exemplos da preocupação da gestão com ações educativas e de cidadania. Exibições artísticas e históricas, bem como a inauguração do Museu do Centro de Memória, do Museu Virtual da Justiça Eleitoral do RN e Museu Virtual Alzira Soriano marcaram a valorização da cultura e da memória da Justiça Eleitoral estadual.

Presença e participação feminina também foi destaque da gestão, que realizou eventos, como a Roda de Mulheres, organizada pela Comissão de Participação Feminina do TRE-RN, e destacou o pioneirismo do estado na garantia do direito ao voto e na eleição de mulheres.


Com conteúdo AgoraRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca