Parte da bancada federal se manifesta contra desmonte da PETROBRAS no RN

Desde ontem à noite a confirmação do desmonte da Petrobras no Rio Grande do Norte caiu como uma bomba nos que pensam e se preocupam com o futuro do Rio Grande do Norte.

Alguns se manifestaram na primeira hora, outros ainda não…

Segue abaixo um pouco dessa repercussão na bancada federal do estado:

SENADOR Jean Paul Prates (PT)


"A atual gestão da PETROBRÁS acaba de colocar na praça o “teaser” (sic!) de venda de TODOS os ativos produtivos remanescentes da empresa no estado do Rio Grande do Norte, inclusive a Refinaria de Guamaré e os campos de Alto do Rodrigues e Canto do Amaro.

Como nos seus demais processos de venda em curso atualmente, a atual gestão da PETROBRAS contrata um banco estrangeiro como seu advisor (na verdade corretor) e remete os potenciais interessados a tratar exclusivamente com ele. Neste caso, o JPMorgan.

Desde o ano passado venho reiterada e publicamente alertando que este dia estava para chegar, e que a atual gestão da PETROBRAS está reduzindo a estatal brasileira a uma mera petroleira privada do RJ/SP, saindo de tudo mais e deixando de servir ao País.

Não podemos permitir que a PETROBRÁS venda tudo e saia do Rio Grande do Norte. Isso não é matéria ideológica ou de opinião, muito menos de “pagar pra ver” se o investimento privado dará conta dos seus atuais compromissos com a sociedade do RN.

A venda dos principais ativos da Petrobras nos estados está sendo feita sem NENHUMA tratativa com os governos estaduais ou a sociedade. Ao contrário: dissimulando, escamoteando, minimizando questões graves. Certamente dá motivo a reações proporcionais.

E ainda temos que ouvir os incautos hipnotizados (ou idiotas conscientes mesmo) que comemoram o “fim do monopólio” (que foi extinto em 1997) ou que empresa nunca fez nada pelo Brasil (sempre garantiu a atividade e o abastecimento de todo o território)."


DEPUTADO  Walter Alves (MDB)  


"Nesse momento, estou a caminho de Brasília. Vou solicitar audiência com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e direção da Petrobras para cobrar explicações sobre essa decisão nefasta para o Rio Grande do Norte.

Hora de união do Governo do Estado, bancada federal do RN, Assembleia Legislativa e sociedade para lutar pela permanência da Petrobras no estado.

É inadmissível e absurdo o desinvestimento e venda de ativos no Rio Grande do Norte anunciado pela direção da @petrobras. Não podemos aceitar!"


DEPUTADO Rafael Motta (PSB) 


"A Petrobras sempre cumpriu um papel muito importante no que diz respeito ao desenvolvimento regional, mas ainda que visasse apenas ao lucro, a Refinaria de Guamaré é estratégica para qualquer empresa.

Além das explicações que não foram dadas, queremos saber por que a Refinaria de Guamaré foi posta à venda, já que ela recebe hoje todo o petróleo do Estado, produz os derivados e garante à Petrobras a condição de principal vendedora dos produtos no mercado local.

Com a Petrobras fora do RN, vão embora também uma das maiores economias do Estado, milhares de empregos diretos e indiretos e a segurança em relação aos preços de produtos essenciais."


DEPUTADA Natália Bonavides (PT) 


"O anúncio da saída da Petrobras do RN é um ataque brutal contra o povo potiguar. A empresa, que é um patrimônio nacional, possui papel estratégico no desenvolvimento regional, com geração de empregos e riquezas para o estado. Lutaremos contra esse retrocesso!"


DEPUTADO BENS LEOCÁDIO (PTC)


"Com o anúncio da saída da Petrobras do Rio Grande do Norte, iremos somar esforços, independente de bandeiras, e lutarmos pela manutenção da empresa em nosso Estado."


Com conteúdo Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca