Brasil bate recorde de candidatos inscritos em eleições, 517 mil


O Brasil bateu um recorde histórico do número de candidatos inscritos na Justiça Eleitoral. Para as eleições municipais de 2020,  há mais de 517.786 solicitações de candidatos, de acordo com atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registrada às 14h28. O último recorde de número de  candidatos foi alcançado em 2016, com 18.934 candidatos a vereador só nas 26 capitais. 

Esta é a maior quantidade de candidatos em eleições no Brasil. Mas dentro desse número, nem todas as candidaturas foram deferidas. O TSE ainda levará alguns dias para fazer os registros de todas as candidaturas, aprovadas ou rejeitadas. Na última eleição municipal, de 2016, o tribunal recusou 5,62% dos pedidos.

O prazo para registrar candidaturas para as eleições municipais termina em breve, às 19h deste sábado (26).

Segundo apuração do portal G1, o aumento no número de candidatos das eleições se deve, principalmente, ao fim das coligações para eleições proporcionais (vereador, deputado estadual e deputado federal).

A eleição de 2020  é a primeira em que a mudança passa a valer, apesar de a emenda da reforma política que fez a alteração ter sido promulgada em 2017. No entanto, as coligações ainda são permitidas nas eleições majoritárias (prefeito, presidente, governador e senador).

O recorde era esperado, porque, considerando a atas das convenções partidárias, as capitais registravam 24.133 candidatos a vereador aprovados pelos partidos. A quantidade de candidatos ainda pode mudar, já que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas e pode haver desistências.

Se todos os candidatos de 2020 forem confirmados, a alta será de 27%, e estas eleições terão o maior número dos últimos 20 anos, segundo relatórios do TSE.


Com conteúdo iG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca