Coronavírus: Transmissibilidade cresce em três regiões do RN, diz Sesap

Secretário Cipriano Maia diz que taxa de ocupação dos leitos é considerada satisfatória — Foto: Sandro Menezes

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou nesta terça-feira (1º) que a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus apresentou crescimento em três regiões do Rio Grande do Norte - quando o número está acima de 1, requer uma atenção maior. São elas: Mato Grande (1,04); Alto Oeste (1,13); e no Oeste (1,29). Os dados são do mapa do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), com a plataforma "Coronavírus RN", que monitora os casos de Covid-19 no estado.

De acordo com a Sesap, a taxa geral de ocupação de leitos críticos da rede SUS é de 39%. Por região, essa taxa é de 36% no Oeste, 100% no Mato Grande, 33,7% na Região Metropolitana de Natal, 60% no Seridó e 90% no Alto Oeste. Os leitos estão desocupados nas regiões Agreste e Potengi-Trairi.

"Esperamos que (a taxa de ocupação) continue caindo. Para isso, chamamos a atenção da população. A pandemia não acabou. Estamos vendo situações no cotidiano que não condizem com o momento que vivemos, ainda há necessidade de proteção e distanciamento físico entre as pessoas para evitar aglomerações", reforçou o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, durante entrevista coletiva.

A Sesap confirmou ainda que vai iniciar nesta terça-feira a ampliação da testagem sorológica feita com base na coleta de sangue, um teste mais específico, em todas as regiões do estado.

Números

Os casos confirmados de Covid-19 no Rio Grande do Norte chegaram a 61.989. São 26.212 casos suspeitos e 116.078 descartados. No total, foram registradas 2.263 mortes pela doença (três nas últimas 24 horas) e há 218 em mortes em investigação (aguardando resultado de exames laboratoriais).


Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca