Cidade do RN tem 10 candidatos para 9 vagas de vereador; concorrência é a menor do país


Com pouco mais de 1,7 mil habitantes – a menor cidade do Rio Grande do Norte também tem a menor concorrência do Brasil, quando o assunto é a disputa a uma vaga na Câmara Municipal nas eleições de 2020.

Viçosa, localizada no Alto Oeste potiguar, tem 10 candidatos às 9 vagas no Legislativo municipal. Ou seja, apenas um não será eleito no próximo domingo (15). Mais um detalhe chama a atenção: todos os candidatos são do mesmo partido.

A cidade está empatada com Curral do Povo (PI) como os municípios com menor concorrência na disputa ao cargo de vereador no país. Na prática, a disputa é de 1,1 candidato por vaga. Todos os 10 candidatos são do partido Republicanos. O mesmo partido do único candidato a prefeito de Viçosa.

Mas o município não é exceção no Rio Grande do Norte. O estado tem três cidades no ranking dos 10 brasileiros com menor concorrência na disputa ao Legislativo.

As outras duas cidades potiguares são Lucrécia e Frutuoso Gomes – cada uma com 13 candidatos para 9 vagas. Ambas as cidades também são localizadas na região do Alto Oeste. Em 2016, Lucrécia teve 9 candidatos para as 9 vagas.

Na capital do estado, Natal, a disputa é de 25,3 candidatos para cada uma das 29 vagas na Câmara. Em Mossoró, são 20,7 candidatos por vaga e em Parnamirim, 18,83.

O caso dos municípios potiguares com menor disputa vai na contramão de outros brasileiros em que a concorrência chega a ser de 40,7 candidatos por vaga, como na cidade de Nova Iguaçu (RJ).

Câmaras municipais menos disputadas em 2020 — Foto: Aparecido Gonçalves/G1

Cidades com um candidato a prefeito

Em Viçosa e Frutuoso Gomes, a disputa pouco acirrada não ocorre apenas na eleição para vereador. Ambas as cidades só tiveram uma candidatura para prefeito.

Em Viçosa, o único candidato a prefeito é o advogado Ramon (Republicanos), que concorre sua primeira eleição. O partido não fez coligação. A candidata a vice-prefeita é a servidora pública Selcina, também do Republicanos.

Viçosa tem 1.824 eleitores, segundo a Justiça Eleitoral, enquanto o IBGE estima população total de 1.725 habitantes. É um dos 30 municípios potiguares que possuem mais eleitores que habitantes.

Em Frutuoso Gomes, a atual prefeita Janda Jácome (MDB) tenta a reeleição sem concorrência. A coligação dela possui dois partidos e está registrada no site do TSE com o nome de “Juntos para trabalhar de novo”.

Já em Lucrécia, a população poderá escolher entre dois candidatos a prefeito. A cidade teve candidatura única nas eleições de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca