Obama fala em ‘redefinir relação’ dos EUA com Brasil após ‘pólvora’ de Bolsonaro


Em entrevista a Pedro Bial, Barack Obama disse esperar que o governo de Joe Biden possa redefinir a relação dos Estados Unidos com o Brasil. Ele foi questionado sobre o que achou da declaração de Jair Bolsonaro de que “quando acabar a saliva, tem que ter pólvora”.

Era uma resposta à preocupação do presidente eleito com a preservação da Amazônia. Em debate com Donald Trump, Biden ofereceu ajuda de US$ 20 bilhões e disse que, se o desmatamento da floresta não parasse, haveria “consequências econômicas significativas”.

“Minha esperança é que, com a nova administração de Biden, há uma oportunidade de redefinir essa relação. Sei que ele [Biden] vai enfatizar que a mudança climática é real, que Estados Unidos e Brasil têm um papel de liderança a desempenhar. Sei que ele vai valorizar a ciência sobre a Covid-19, e o fato de que o vírus é real”, disse Obama no Conversa com Bial.

Obama comparou as políticas de Bolsonaro às de Trump e reforçou o papel do Brasil na questão ambiental: “o Brasil foi um líder no passado, seria uma pena se parasse de ser.”

A entrevista vai ao ar hoje à noite.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.