RN tem 127 municípios com taxa de transmissão da Covid-19 nas zonas de 'risco' ou 'perigo'

127 municípios estão em zonas de risco ou perigo no RN — Foto: LAIS

O Rio Grande do Norte tem atualmente 127 municípios com a taxa de transmissibilidade da Covid-19 maior que 1,03, o que significa que eles estão em "risco" ou em "zona de perigo", segundo o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN.

Os municípios considerados "em risco" são os que têm taxa de transmissão (Rt) entre 1,03 e 2,00. Esse é o caso da capital Natal, por exemplo, que tem Rt de 1,09. Isso significa que um grupo de 100 pessoas pode transmitir a doença para 109 pessoas.

Ao todo, 67 municípios estão nesta situação atualmente. Os dados foram consultados às 13h30 desta quinta-feira (26) no LAIS.

A plataforma de monitoramento aponta ainda que outras 60 cidades do RN estão no que é considerada a "zona de perigo", com taxa de transmissibilidade acima de 2.

Os municípios com registros mais preocupantes são Taboleiro Grande, Jundiá, Tangará, Barcelona, Januária Cicco (Boa Saúde), Japi, Lagoa de Velhos e Santa Maria - todos com Rt acima de 5. Nesses casos, uma pessoa com Covid-19 pode contaminar outras cinco.

A média da taxa de transmissibilidade recente registrada pelo LAIS considerando todo o Rio Grande do Norte é de 0,69. Na semana passada, essa média era de 0,51, mas no mês passado foi de 0,95. Essa média chegou a atingir 1,61 no mês de maio no estado.

O mapa do LAIS indica também que o RN tem outros 4 municípios em zona neutra (com Rt entre 1,00 e 1,03) e outros 36, como Caicó, Mossoró e Santa Cruz, em zona segura (com Rt abaixo de 1,00).

O cálculo que considera as oito regiões de saúde do RN aponta que cinco delas estão na zona de risco: Região Metropolitana, de São José de Mipibu, de Santa Cruz, de João Câmara e de Assú. E três estão na zona segura: Região de Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó.


G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca