Natal é o destino mais procurado por turistas para o verão, diz Ministério do Turismo


A estudante paulista Jamile da Silva desembarcou em Natal em janeiro deste ano com mais oito pessoas da família para aproveitar o verão. Pela segunda vez na cidade, ela acredita que agora em 2021 a capital potiguar tem mais gente nas praias do que há quatro anos, na primeira visita.

"Da primeira vez, estava com muito movimento, mas dessa vez está muito cheio, muito lotado. Há destinos como Pipa, os passeios de buggy, que são muito bons. Eu vim procurar um lazer de férias com minha família", disse.

A fala da jovem sobre a lotação das praias vai ao encontro de uma pesquisa do Ministério do Turismo, que apontou Natal como a cidade mais procurada como destino para o verão de 2021 em todo o Brasil.

A Pesquisa de Sondagem Empresarial é feita com agências e organizações de viagens com base em clientes que procuraram por pacotes. O Ministério do Turismo realiza também sondagens com os meios de hospedagem.

Segundo essa pesquisa, 46,4% dos viajantes em potencial procuraram informações sobre destinos de sol e praia, um número bem superior ao segundo lugar, de lugares culturais e de patrimônio histórico, com 13,8% das buscas. A procura por opções de turismo de natureza e ecoturismo foi registrada por 9,9% dos clientes.

Baseado nesses dados, a pesquisa aponta que a região Nordeste tem seis dos 10 principais destinos locais da temporada.

Depois de Natal, líder nas buscas, os destinos mais buscados em todo o Brasil, em ordem, são: Foz do Iguaçu (PR), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Gramado (RS), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA).

“Estamos vivendo o momento de retomada do turismo e seguindo as tendências mundiais, ele se dará principalmente por meio dos destinos de natureza”, falou o ministro do Turismo, Gilson Machado.

Para a Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (ABAV-RN), Natal e os destinos de sol e praia têm sido mais procurados porque as pessoas, diante do cenário da pandemia de Covid-19, estão buscando por lugares mais abertos e arejados.

"As pessoas estão procurando lugares abertos. Então trechos de sol e mar contam aí como o principais destinos nessas férias, nesse verão. Então, é excelente pra nossa cidade", falou Michelle Pereira, presidente da ABAV-RN.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (ABAV-RN) acredita que a divulgação de Natal favorece todo o Rio Grande do Norte, já que os turistas costumam fazer passeios fora da capital na mesma viagem.

Imagem aérea mostra a Fortaleza dos Reis Magos, um dos principais pontos turísticos da cidade — Foto: Canindé Soares/G1

Confiantes numa melhora, as agências de turismo esperam um primeiro semestre de aquecimento das vendas, num cenário bem diferente do ano passado, que envolvia o início da pandemia.

"Isso significa muito para nós, porque o turista vai se sentir mais seguro, sabendo que bares, hotéis, restaurantes estão seguindo os protocolos. Essa divulgação pra gente é muito importante, é tanto que agora no réveillon deu muita gente, as cidades estão lotadas. Natal teve uma ocupação de hotéis que não se esperava, com 70%. Isso tudo faz com que a gente realmente se sinta otimista pra recebermos os turistas", disse a empresária do ramo, Diassis Holanda.


Com conteúdo G1RN

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.