Pesquisa XP/Ipespe mostra empate técnico entre Bolsonaro e Lula no primeiro turno


Na disputa pela Presidência da República em 2022, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão empatados tecnicamente, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada hoje. Bolsonaro tem 27% das intenções de voto, Lula tem 25%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Na pesquisa estimulada, aparecem, na sequência, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, com 10%; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9%; e o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido), com 6%. Outros candidatos somam 10%. Votos em branco e nulo chegam a 13%.

Em eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o cenário também é de empate técnico. O atual presidente marca 41%, o ex-presidente alcança 40%.

Nas outras simulações de segundo turno, Bolsonaro aparece à frente do petista Fernando Haddad (40% a 36%), de Huck (37% a 32%), de Ciro (39% a 37%), de Guilherme Boulos (40% a 30%) e do tucano João Doria (39% a 29%). No teste com Moro, seu ex-ministro da Justiça, Bolsonaro aparece numericamente atrás (31% a 34%).

Um dado desfavorável a Bolsonaro identificado pela pesquisa é o preponderante desejo de mudança entre os entrevistados.

Conforme o levantamento, 52% dizem preferir votar em um candidato que “mude totalmente a forma como o Brasil está sendo administrado”. Outros 29% dizem preferir alguém que “mude um pouco”. Apenas 15% querem alguém “que dê continuidade à forma atual”.

O Ipespe consultou 800 pessoas, contactadas pelo telefone por pesquisadores treinados, entre os dias 9 e 11 de março.


Com conteúdo Valor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca