Dos 167 municípios do RN, 11 não registram mortes por Covid-19 desde o início da pandemia

Galinhos é um dos municípios que não registra mortes por Covid-19 — Foto: Prefeitura de Galinhos/Reprodução

O Rio Grande do Norte ultrapassou as 4,6 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, que completou um ano em março. Na contramão disso, no entanto, 11 dos 167 municípios do estado não contribuíram com esse dado ao não registrar nenhuma morte pela doença durante todo esse período.

Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte

Os números estão na edição mais recente do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que saiu na segunda-feira (5). Os municípios, que representam 6,5% do total de cidades do RN, são:

Bodó

Frutuoso Gomes

Galinhos

Jardim de Angicos

Lucrécia

Pedra Preta

Riacho de Santana

Santana do Seridó

São José do Seridó

Timbaúba dos Batistas

Vila Flor

Duas dessas cidades, no entanto, atualmente têm óbitos em investigação, que podem ou não confirmar a causa da morte por Covid-19.

Lucrécia tem uma morte sendo investigada e Timbaúba dos Batistas tem três. Assim, os dois municípios podem sair dessa lista, caso haja confirmação de vítimas da doença.

Em comum, todos os 11 municípios têm uma população menor que 5 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020. Com a população de 4.665 habitantes, a maior entre as 11 cidades, São José do Seridó é também a que mais registrou casos desde o início da pandemia: 376.

Outros dois municípios dessa lista tiveram tamanho aumento na transmissão da doença, que registraram mais casos de Covid-19 em apenas três meses de 2021 do que em todo o ano de 2020. Pedra Preta tinha 16 casos confirmados em dezembro do ano passado. Agora, são 94. Já Lucrécia tinha 120 e subiu para 302.

Outros 14 municípios, por sua vez, registraram uma morte cada por Covid-19 desde o início da pandemia: Equador, Francisco Dantas, Japi, João Dias, Marcelino Vieira, Monte das Gameleiras, Ouro Branco, Passa e Fica, Pedra Grande, Rafael Godeiro, Ruy Barbosa, São Bento do Norte, Serra de São Bento, Tenente Laurentino Cruz.

Natal é cidade com mais mortes

A capital Natal, que tem população estimada em 890 mil habitantes, é a cidade com o maior número de mortes desde o início da pandemia: 1.858. Ela é a única do estado com mais de 500 vítimas pela doença e é a 20ª do país com mais mortes, em números absolutos.

Além de Natal, outras seis cidades registraram 100 ou mais mortes por Covid-19 desde o início da pandemia:


Mossoró: 364


Parnamirim: 351


São Gonçalo do Amarante: 150


Macaíba: 117


Assú: 108


Caicó: 100


Situação no estado


O Rio Grande do Norte teve em março o mês com mais mortes confirmadas por Covid-19 desde o início da pandemia: foram 922. O recorde anterior havia sido registrado em julho, com 767. O mês também foi o que mais pessoas morreram à espera de um leito crítico. Pelo menos 172 pessoas não conseguiram ser transferidas para uma UTI devido a alta taxa de ocupação em todo o estado.

Desde o dia 1º de março, que a taxa de ocupação de leitos críticos em todo o Rio Grande do Norte está acima de 90%, segundo dados do Regula RN.


Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca