Autobiografia de Milton Marques será lançada sexta-feira em Mossoró

Professor Milton Marques, ex-reitor da UERN

Será lançada no próximo dia, 9, sexta-feira, uma autobiografia em memória do médico, professor e ex-reitor, Milton Marques, intitulada Memórias de Milton Marques de Medeiros – O Menino do Poré.

O lançamento será remoto, no estúdio do Canal 10, da TCM, em evento da ACJUS – Associação de Ciências Jurídicas e Sociais.

Milton Marques de Medeiros nasceu em Upanema, migrou para Mossoró na puberdade, estudou em escolas públicas e no tradicional Colégio Diocesano Santa Luzia.

Filho de tabelião e de uma dona de casa, órfão de pai na primeira infância, começou a trabalhar cedo, iniciando sua relação com as letras como revisor de gráfica. Quando atingiu a maioridade, foi encaminhado para a capital paraibana, onde cursou a Faculdade de Medicina. Tempos depois, também graduou-se em Ciências Jurídicas.

Em 2004, assumiu o cargo de Diretor da Faculdade de Medicina e no ano seguinte, foi eleito Reitor da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Milton Marques exerceu alguns cargos públicos, como Presidente do IPE – Instituto de Previdência do Estado – e Secretário de Saúde de Mossoró. Foi vice-presidente da Associação Norteriograndense de Psiquiatria; Coordenador Técnico do Departamento de Psiquiatria da Federação Nacional de Saúde e Membro da Comissão de Psiquiatria do Conselho Nacional de Saúde.

Na área empresarial, foi pioneiro no tratamento de doenças mentais e fundou o único hospital psiquiátrico do interior do estado, a Casa de Saúde São Camilo de Léllis, classificado como hospital modelo no Nordeste. A Casa de Saúde foi municipalizada e, recentemente, passou a ser Hospital Psiquiátrico Milton Marques de Medeiros.

Pioneiro também em produção de ovos com a Granja São Camilo, atividade que trocou pela indústria salineira. Na área de comunicação, foi sócio-fundador da Rádio Princesa do Vale, sócio-fundador e acionista da Rede Tropical de Comunicações.

Em novembro de 2002, seu pioneirismo foi longe quando ousou criar a TCM – TV Cabo Mossoró, com um exclusivo canal local, atualmente, presente em dez cidades da região Oeste potiguar, além de três emissoras de rádio FM.

Colaborador de diversas publicações, assinou coluna na Gazeta do Oeste e lançou algumas obras, dentre as quais a trilogia Déjà Vu.

Casado com a prima, Zilene, pai de três médicas e uma odontóloga, era leitor voraz e entusiasta do empreendedorismo, também foi investidor no ramo do agronegócios e na indústria de cerâmica.

Na capital paulista, em 2006, participando da NEO TV – feira que reúne emissoras de TV a cabo de todo o país, Milton Marques recebeu da ABTA – Associação Brasileira de Televisão por Assinatura – o Prêmio Operador Padrão, ficando em primeiro lugar na categoria criatividade, com o programa Minha Escola na TV, exibido pelo canal local da TCM. Na ocasião, Milton Marques foi homenageado como um empresário que investe em responsabilidade social.


Em Memórias de Milton Marques de Medeiros – O Menino do Poré, organizado por Lúcia Rocha, reúne passagens, em ordem cronológica, ditas pelo biografado, através da mídia impressa ou eletrônica ao longo de sua vida.

Milton Marques de Medeiros faleceu em abril de 2017.


Com conteúdo TL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca