Conheça as atrações de Baía Formosa, terra natal do surfista Italo Ferreira

Baía Formosa Foto: Marinelson Almeida/Divulgação

Desde a conquista da medalha de ouro de Italo Nogueira no surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sua cidade natal, Baía Formosa, entrou de vez no mapa-múndi. O nome não poderia ser mais apropriado para este pedaço do litoral brasileiro que conjuga praias de águas cristalinas (bem diferentes das que o surfista encarou no Japão), lagoas, manguezais e uma reserva de Mata Atlântica sobre dunas (a maior do estado, diga-se), na única baía no Rio Grande do Norte . O lugar já é conhecido de muitos surfistas pelas belas ondas e por sediar etapas de campeonatos nacionais, mas ainda é pouco explorado por turistas brasileiros. Não sabem o que estão perdendo.

Praia em Baía Formosa Foto: Divulgação
A cidade onde o surfista deu suas primeiras braçadas no surfe é daqueles destinos fáceis de chegar quando se está no Nordeste, e com muito a oferecer. Para se ter uma ideia, Baía Formosa fica a 94km de Natal, a 110km de João Pessoa (PB) e a 220km de Recife (PE) pela BR-101. Como não poderia deixar de ser, a praia mais famosa é a que leva seu nome. Mas há outras atrações para o visitante, como a Lagoa Araraquara ( também chamada de Lagoa da Coca-Cola, por conta de suas águas de cor escura), a Lagoa Junco, a Lagoa d’Água, a Praia do Sagi e a Mata da Estrela. Passear nas areias das praias, fazer trilhas, conhecer manguezais, relaxar em suas lagoas e aproveitar a gastronomia são alguns dos programas para quem deseja conhecer melhor da cidade.

Como se vê, não é preciso ser aspirante a surfista para aproveitar a terra natal de Italo, que começou a se aventurar nas ondas desde cedo. Ainda menino, usava tampas das caixas de isopor do pai, que vendia peixe na cidade, como prancha improvisada. Em retribuição, os potiguares de Baía Formosa chegaram a fazer uma carreata na madrugada desta terça-feira (27) para homenagear o agora ilustre "filho da terra".

Macaco prego-galego encontrado na região e ameaçado Foto: CC

E você sabia que quem nasce lá é chamado de  baía-formosense?  Pois então nas próximas férias avalie botar este pequeno paraíso no seu roteiro e faça como os  baía-formosenses: desfrute da natureza do território nacional e, por tabela, homenageie o campeão que conquistou o primeiro ouro do Brasil na Olompíada no Japão.


Com conteúdo O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca