Spike Lee detona Bolsonaro: ‘O mundo está sendo governado por gangsters’


Durante a cerimônia de abertura da 74ª edição do Festival de Cannes, nesta terça-feira (6), o cineasta americano Spike Lee chamou o presidente Jair Bolsonaro de "gângster" ao discursar. "Este mundo é governado por gângsters., O Agente Laranja (Donald Trump), o cara do Brasil (Bolsonaro) e o (presidente russo Vladimir) Putin. Eles são gângsteres e farão o que quiserem. Eles não têm moral nem escrúpulos", disparou o realizador de filmes como "Faça a coisa certa", "Malcolm X" e "Infiltrado na Klan".

Lee, que deveria ter presidido o júri em 2020, quando o festival foi cancelado, é o primeiro negro a ocupar o posto. A seu lado, ele conta com figuras como Song Kang-ho, Mélanie Laurent, Mati Diop, Maggie Gyllenhaal  e o diretor brasileiro, Kleber Mendonça Filho, que em 2019 conquistou, ao lado de Juliano Dornelles, o prêmio do júri com "Bacurau".

Em 2021, o Brasil não conta com produções nacionais em mostras paralelas, nem na disputa maior pela Palma de Ouro. Simbolicamente, o país participará do desfile pelo tapete vermelho com "Casa de antiguidades", filme de João Paulo Miranda Maria que estava elencado para a seleção oficial da edição cancelada pela pandemia.

Ainda há a presença brasileira na competição pela Palma de Ouro de curtas, com "Sideral", de Carlos Segundo, e "Céu de agosto", de Jasmin Tenucci.


Com conteúdo O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca