Morre Gilberto Braga, autor de 'Vale Tudo'

 

Gilberto Braga - webstories — Foto: Memória Globo

Autor de novas clássicas da TV brasileira, como "Dancin' Days" (1978), "Vale Tudo" (1988) e "Celebridade" (2003) e considerado um dos maiores nomes da teledramaturgia do país, Gilberto Braga morreu nesta terça-feira (26), aos 75 anos. A causa da morte não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem. Veja, ao fim deste texto, os principais trabalhos dele na Globo

Entre outros trabalhos marcantes de Braga, conhecido por ter criado violões inesquecíveis, estão também "Dono do Mundo", "Corpo a Corpo" e "Anos Dourados". Ele venceu o Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2008 por "Paraíso Tropical".

Gilberto Braga nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa.

Posteriormente, trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal "O Globo". Estreou na Globo como autor em 1972, com uma adaptação de "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas, para um "Caso Especial".

Sua primeira experiência em telenovela foi com Corrida do Ouro, em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair. O primeiro sucesso veio dois anos depois, com "Escrava Isaura". Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: "Dancin’ Days". Sua estreia em minisséries foi com "Anos Dourados", em 1986. Gilberto Braga destacou-se por vilões inesquecíveis.


Com conteúdo G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca