Atividade turística no Nordeste está quase em níveis de pré-pandemia, aponta estudo do BC

Caminho da Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, no Ceará. Atividade turística no Nordeste está quase em níveis de pré-pandemia, aponta estudo do BC Foto: Elisa Martins

BRASÍLIA — Entre as cinco regiões do país, o Nordeste é a que está registrando crescimento mais acentuado da recuperação na atividade turística e está apenas 0,4% abaixo do nível pré-pandemia, de acordo com um estudo do Banco Central (BC) divulgado nesta terça-feira.

Com um cenário de restrição de viagens internacionais e turismo de negócios ainda retraído, o documento aponta que a região tem se favorecido da alta no lazer interno. Em comparação, o Sudeste ainda está 23,7% abaixo do nível pré-pandemia.

“Informações sobre voos comerciais oriundas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram melhora mais acentuada no Nordeste, destacando-se os voos para aeroportos fora das capitais e mais próximos a importantes destinos turísticos (Porto Seguro, Ilhéus e Fernando de Noronha)”, aponta o estudo.

O setor turístico sofreu muito durante a pandemia com a necessidade de distanciamento social e começou a se recuperar no segundo trimestre de 2021, mas com características diferentes.

O documento aponta que houve uma recuperação mais acentuada na rede hoteleira de cidades com até 250 mil habitantes em todas as regiões.

“Esse fato é compatível com a hipótese de que as pessoas têm procurado destinos com atrações em espaços abertos, como praias em cidades menores, e ainda evitam aqueles com atividades em ambientes fechados ou aglomerados”, diz o documento.

Segundo o BC, o crescimento do setor visto nos últimos meses deve continuar em linha com o avanço da vacinação com “impactos relevantes” no nível de emprego. No Nordeste, o impacto é ainda mais significativo porque há uma maior participação do turismo no emprego formal.

Maior recuperação nos serviços

Outro estudo do Banco Central divulgado nesta terça-feira aponta que o turismo pode ter impulsionado a recuperação do consumo de serviços no Nordeste, que foi a mais rápida entre as regiões.

Além do turismo, o Auxílio Emergencial pago durante o ano auxiliou na manutenção de renda da região e pode ter ajudado no consumo.

"A recuperação ao longo do restante do ano foi mais intensa no Nordeste, refletindo possivelmente a maior importância relativa do Auxílio Emergencial (AE) na manutenção da renda das famílias da região", disse o estudo.


Com conteúdo O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca