Ressaca: o que de fato funciona contra os sintomas?

Imagem: iStock Images

Alexandre Raith

Da Agência Einstein

26/12/2021 13h59


As comemorações na época de fim de ano por vezes levam ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, e o resultado é conhecido: a ressaca. Medidas para aliviar os efeitos são inúmeras, mas nem todas eficazes.

O primeiro passo, de acordo com os especialistas, é não exagerar. Vale lembrar que doenças como a cirrose hepática, alguns tipos de câncer e problemas cardiovasculares estão relacionados à ingesta alcoólica sem limites. De acordo com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), agência para as Américas da OMS (Organização Mundial da Saúde), três milhões de mortes, por ano, resultam do uso nocivo do álcool.

Ressaca após comer demais existe; veja o que fazer no dia seguinte

"Uma quantidade exagerada é mais de 20 gramas de álcool para mulher e mais de 30 gramas para homem", indica Mônica Valverde Viana, diretora da SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia). Na prática, são duas taças de vinho ou duas latas de cerveja para o homem e a metade para a mulher, por dia.

O número de doses depende do teor alcóolico de cada tipo de bebida - e muda de acordo com o sexo. O homem tem uma maior quantidade de enzimas que são utilizadas na metabolização do álcool, por isso a indicação para as mulheres é menor.

Se ultrapassamos essa quantidade, o organismo não consegue metabolizar tudo de uma só vez, gerando a desidratação e a hipoglicemia, segundo Viana. "A ressaca vai ser causada principalmente por isso", explica.

A hidratação, entre as doses, é o segundo passo para evitar os sintomas. "Para cada taça de vinho, duas de água, para prevenir um efeito mais deletério sobre o organismo", orienta a especialista. Outra recomendação é jamais beber de estômago vazio.

No dia seguinte, mais água

Se os cuidados durante a ingesta de álcool não foram colocados em prática, eles devem ser adotados no dia seguinte: hidratação com água, isotônico e suco de frutas. Outra recomendação é para que favoreça refeições leves e, se possível, descanse, para que o corpo possa se recuperar.

Remédio para o fígado funciona?

Tomar remédio para o fígado antes ou depois de beber é inútil, segundo os especialistas. "Não existe nada provado em estudos científicos que valha a pena fazer isso. O ideal é se ater à quantidade de álcool de acordo com a bebida que está ingerindo", afirma Mônica.

Outro engano é achar que, quando se é jovem, a ressaca é mais leve. Mas a idade não tem tanta interferência nos efeitos do excesso. "Tem a ver com o sistema de metabolização do álcool pelo organismo. As enzimas digestivas, principalmente as que temos no estômago e no fígado, variam de pessoa para pessoa", explica a diretora da SBH.

Segundo Viana, pessoas mais velhas tendem a tomar mais medicamentos, como por exemplo para hipertensão ou diabetes. Isso leva a uma sobrecarga do fígado, responsável por metabolizar esses remédios. "Por isso, a gente tende a ver um pouco mais desses efeitos deletérios do álcool nos indivíduos mais idosos", completa.


(Fonte: Agência Einstein)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca