Senai e Engie Brasil oferecem cursos gratuitos de energia eólica e solar em Lajes

Senai e Engie Brasil oferecem cursos gratuitos de energia eólica e solar em Lajes — Foto: Cedida/CTGAS-ER/SENAI-RN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (Senai-RN) está com seleção aberta para cursos gratuitos de capacitação focados no setor de energia. As inscrições podem ser feitas até as 20h desta quarta-feira (15), no Centro Paroquial de Lajes. Para se candidatar, é preciso ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo.

Serão oferecidas 40 vagas, no total, para os cursos de Tecnologia em Geração Eólica e Introdução às Tecnologias de Geração Fotovoltaica, ou seja, tecnologias de produção de energia a partir dos ventos e da radiação solar. As aulas serão realizadas no município de Lajes, entre 10 e 26 de janeiro.

Um das turmas será formada exclusivamente por mulheres.

“Temos como objetivo global alcançar 50% de mulheres em cargos de gestão na Engie. E no entorno das nossas usinas e projetos, estamos trabalhando firmemente na base, com o objetivo de possibilitar a formação de mulheres para atuação em áreas técnicas de Operação e Manutenção (O&M)”, explica Luciana Nabarrete, Diretora Administrativa da Engie Brasil Energia, ressaltando que “a pauta de diversidade é fundamental para a construção de um futuro mais justo”.

O programa tem como objetivo capacitar profissionais na região, aumentando a oferta de pessoas qualificadas para participação em futuras oportunidades de emprego da companhia e no setor de energia como um todo, que está aquecido no Rio Grande do Norte.

Inscrições

Para se inscrever é preciso ter, no mínimo, 18 anos e apresentar comprovante de residência, histórico escolar, RG e CPF. No ato da inscrição, será preciso fazer, no local, um teste de raciocínio lógico.

O processo seletivo para os cursos inclui, na primeira fase, análises do teste e das demais informações. O resultado dessa etapa é previsto para 17 de dezembro, com comunicação enviada para os endereços de e-mail e telefones informados na inscrição. Para quem passar, a última fase da seleção será uma entrevista online realizada pela ENGIE.

A companhia opera Usina Fotovoltaica Assú V desde 2017, em Assú, para geração de energia solar no estado, e está implantando o Conjunto Eólico Santo Agostinho entre Lajes e Pedro Avelino.

Os cursos

As 40 pessoas aprovadas na seleção participarão dos dois cursos oferecidos no Programa, distribuídas em uma turma mista, para homens e mulheres, e em uma exclusivamente para o público feminino.

A qualificação será realizada pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), uma das cinco unidades do Senai no estado voltadas à educação profissional.


Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca