Com UTIs pediátricas lotadas, RN tem fila de crianças à espera de leitos para Covid

Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, está com todos os leitos de UTI Covid ocupados (Arquivo) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Todos os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 disponibilizados ao público infantil na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte amanheceram ocupados, nesta sexta-feira (28), segundo confirmou ao g1 a Secretaria Estadual de Saúde.

Com isso, o estado registra fila de espera de crianças à espera de leito pediátrico para Covid-19. São pelo menos 8 pacientes.

A rede pública estadual tinha 13 leitos de UTIs pediátricas pela manhã, sendo 10 no Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, e três pactuados com o Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, no Oeste potiguar.

Dois desses leitos foram abertos na noite entre a quinta (27) e esta sexta (28) e o governo diz que a equipe trabalha para conseguir abrir pelo menos mais seis leitos de UTIs pediátricas ao longo desta sexta-feira (28). Ao longo dos próximos dias, a rede pretende abrir 16 leitos críticos e 27 clínicos voltados ao público infantil.

Entre os pacientes na fila de espera por um leito, há crianças com idades entre 0 e 14 anos. A maioria tem menos de 10 anos de idade. Quatro têm menos de cinco anos de idade.

O Rio Grande do Norte começou a vacinação das crianças com idades entre 5 e 11 anos com um ato simbólico no dia 15 de janeiro, porém a capital do estado abriu os postos de atendimento a esse público no dia 18 de janeiro.

Na manhã de sexta-feira (28), o sistema RN Mais Vacina, usado na administração da imunização no estado, registrava 29.929 crianças com a primeira dose aplicada. O número representa cerca de 8% do público dessa faixa etária. Segundo o governo, o estado conta com mais de 335 mil crianças nessa faixa.


Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca