Com UTIs pediátricas lotadas, RN tem fila de crianças à espera de leitos para Covid

Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, está com todos os leitos de UTI Covid ocupados (Arquivo) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Todos os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 disponibilizados ao público infantil na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte amanheceram ocupados, nesta sexta-feira (28), segundo confirmou ao g1 a Secretaria Estadual de Saúde.

Com isso, o estado registra fila de espera de crianças à espera de leito pediátrico para Covid-19. São pelo menos 8 pacientes.

A rede pública estadual tinha 13 leitos de UTIs pediátricas pela manhã, sendo 10 no Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, e três pactuados com o Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, no Oeste potiguar.

Dois desses leitos foram abertos na noite entre a quinta (27) e esta sexta (28) e o governo diz que a equipe trabalha para conseguir abrir pelo menos mais seis leitos de UTIs pediátricas ao longo desta sexta-feira (28). Ao longo dos próximos dias, a rede pretende abrir 16 leitos críticos e 27 clínicos voltados ao público infantil.

Entre os pacientes na fila de espera por um leito, há crianças com idades entre 0 e 14 anos. A maioria tem menos de 10 anos de idade. Quatro têm menos de cinco anos de idade.

O Rio Grande do Norte começou a vacinação das crianças com idades entre 5 e 11 anos com um ato simbólico no dia 15 de janeiro, porém a capital do estado abriu os postos de atendimento a esse público no dia 18 de janeiro.

Na manhã de sexta-feira (28), o sistema RN Mais Vacina, usado na administração da imunização no estado, registrava 29.929 crianças com a primeira dose aplicada. O número representa cerca de 8% do público dessa faixa etária. Segundo o governo, o estado conta com mais de 335 mil crianças nessa faixa.


Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca