RN terá Dia D de vacinação contra Covid em praias do estado neste sábado (22)

Vacina contra a Covid — Foto: Célio Duarte/PMM

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) vai promover neste sábado (22) o Dia D de vacinação contra a Covid em todas as cidades litorâneas do estado.

De acordo com a pasta, a ação é voltada para as pessoas que estão atrasadas na vacinação - seja primeira, segunda ou terceira dose. Não é necessário ser morador do município para se vacinar.

A ação foi denominada de Operação Verão de Vacinação e terá 30 mil doses destinadas à campanha.

De acordo com a Sesap, mais de 234 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra Covid atrasada e outras 600 mil pessoas estão com a dose de reforço (a terceira) atrasada. Toda a população acima de 12 anos pode se vacinar na campanha.

A Sesap orienta aos municípios que adotem estratégias e ações para reforçar a divulgação para o público que está frequentando o litoral do RN, que recebe muitos turistas locais neste mês de janeiro.

"Destacamos a importância da população completar o ciclo vacinal, mesmo após o prazo recomendado pelos fabricantes das vacinas. Além disso, atingir àqueles que já estão no momento de tomar a dose de reforço", explicou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

"É importante ressaltar que podem ser vacinadas pessoas de outros estados, independente da localidade", reforçou.

A secretária de Turismo do RN lembra que neste ano o setor teve uma boa alta temporada depois de um período de crise pela pandemia. Exatamente por esse aumento do fluxo de turistas, a vacinação se torna mais importante.

"O turismo está comemorando uma boa alta temporada após um longo período de crise no setor, mas com o aumento do fluxo de visitantes no estado, cresce também a nossa responsabilidade com a consolidação do Turismo Responsável, desde o cumprimento dos protocolos de biossegurança à vacinação. Queremos sensibilizar o maior número de turistas quanto à importância da vacinação", enfatizou Aninha Costa, secretária de Turismo do RN

A ideia da ação é promover o acesso à vacinação em locais que atinjam um maior público nesse período de alta estação.

De acordo com Sesap, é fundamental que os locais de aplicação, mesmo sendo nas praias, sejam ventilados, com controle da temperatura, para o acondicionamento correto dos imunizantes.

"Dessa forma os municípios poderão fazer o pedido antecipado das doses caso não tenha doses suficientes, sendo preferencialmente a reposição das doses utilizadas na ação", explicou Kelly Lima, da Sesap.


Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca