FACEBOOK EXIGE QUE USUÁRIOS TIREM FOTOS DO PRÓPRIO ROSTO PARA DESBLOQUEAR CONTAS


Um dos novos métodos do Facebook para prevenir que outros usuários invadam sua conta pode ser algo bastante invasivo. De acordo com a Wired, a rede social está testando um método de autenticação que exige que os usuários façam upload de uma foto do próprio rosto para que possam acessar suas contas.

O novo teste de autenticação foi percebido por alguns usuários, que usaram o Twitter para compartilhar prints do teste. A autenticação pede ao usuário que “suba uma foto sua”, que “mostre claramente o seu rosto”. A rede social diz que “vai verificar a foto e então deletá-la permanentemente dos nossos servidores”. O tweet com a tela de autenticação pode ser visto abaixo:




Em uma declaração enviada à Wired, o Facebook confirmou que o print era legítimo e disse que esse teste tem a finalidade de “nos ajudar a identificar atividades suspeitas em vários pontos de interação no site, incluindo criar uma conta, enviar solicitações de amizade e criar, editar ou pagar por propagandas”. Trata-se, segundo a declaração, de um dentre diversos métodos (alguns automáticos, outros manuais) usados pela rede para identificar atividade suspeita na plataforma.

Trancado para fora

Por exemplo: se um usuário que sempre posta a partir de São Paulo de repente fizer um post a partir da Ucrânia, o Facebook pode pedir esse tipo de verificação. O processo de identificação da foto, segundo o Facebook, é automatizado. Isso significa que a foto não é vista por ninguém dentro da rede social. No entanto, alguns usuários do Twitter, segundo a Wired, teriam reclamado de que ficaram “trancados para fora” de suas contas do Facebook enquanto a verificação acontecia.

No Reddit, usuários já vem reclamando de problemas com esse tipo de verificação desde abril – o que sugere que o sistema vem sendo testado desde aquele mês pelo menos. O principal problema citado por eles é que a rede social não libera o acesso às suas contas mesmo quando eles fazem o upload da foto de seus rostos.

A solução do Facebook pode criar problemas de privacidade – afinal, não há garantia nenhuma de que a rede apague de fato as fotos de seu servidor, nem quanto ao tipo de uso que será feito dos dados biométricos do usuário. E mesmo assim, ela não é a primeira medida do tipo que a rede social toma: recentemente, o site anunciou um método para previnir a “pornografia de vingança” que envolvia pedir que os usuários mandassem nudes.

Fonte: blogdobg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca