Suicídio será o tema do Café Filosófico no Joelber's em Areia Branca


Iniciando o projeto do Café-filosófico em nossa cidade no Joelber' s Restaurante Buffet, que abriu as portas para que possamos refletir sobre tais fenômenos que acomete nosso ser no mundo contemporãneo. Para este primeiro encontro o convidado é o filósofo conterrâneo Carlos Miguel que, junto comigo, investigaremos a partir da tradição existencial de pensamento (Nietzsche, Heidegger, Camus, Kierkegaard, Fernando Pessoa, etc.), uma reflexão filosófico-psicológica tanto da condição humana, como o tempo e a historicidade que perfaz nossos modos, e como eles estão nos adoecendo, pairando um vazio existencial sem precedência.

Através da tematização de fenômenos como "existência, niilismo, absurdo, estrangeridade, indeterminação ontológica, amor-fati, tonalidades afetivas, tédio, angústia, ser-para-a-morte, cuidado", dentre outros, buscaremos uma compreensão sobre aquilo que comumente chamamos do existir humano. E a forma de pensar esta questão não pode ser objetiva e positivista, essas formas só visam a "informação", e nunca uma compreensão apropriada.

Como disse Hegel: A filosofia é a coruja que levanta voo ao entardecer. Isto é: quando as coisas acontecem é que a filosofia faz uma reflexão sobre algo... Como acontece com esta proposta de pensar o suicídio no mês de outubro. Pois a nossa condição requer a todo momento um olhar atencioso com nosso ser no mundo.
ESTÃO TODOS CONVIDADOS PARA UMA TARDE DE MUITA DISCUSSÃO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca