Suicídio será o tema do Café Filosófico no Joelber's em Areia Branca


Iniciando o projeto do Café-filosófico em nossa cidade no Joelber' s Restaurante Buffet, que abriu as portas para que possamos refletir sobre tais fenômenos que acomete nosso ser no mundo contemporãneo. Para este primeiro encontro o convidado é o filósofo conterrâneo Carlos Miguel que, junto comigo, investigaremos a partir da tradição existencial de pensamento (Nietzsche, Heidegger, Camus, Kierkegaard, Fernando Pessoa, etc.), uma reflexão filosófico-psicológica tanto da condição humana, como o tempo e a historicidade que perfaz nossos modos, e como eles estão nos adoecendo, pairando um vazio existencial sem precedência.

Através da tematização de fenômenos como "existência, niilismo, absurdo, estrangeridade, indeterminação ontológica, amor-fati, tonalidades afetivas, tédio, angústia, ser-para-a-morte, cuidado", dentre outros, buscaremos uma compreensão sobre aquilo que comumente chamamos do existir humano. E a forma de pensar esta questão não pode ser objetiva e positivista, essas formas só visam a "informação", e nunca uma compreensão apropriada.

Como disse Hegel: A filosofia é a coruja que levanta voo ao entardecer. Isto é: quando as coisas acontecem é que a filosofia faz uma reflexão sobre algo... Como acontece com esta proposta de pensar o suicídio no mês de outubro. Pois a nossa condição requer a todo momento um olhar atencioso com nosso ser no mundo.
ESTÃO TODOS CONVIDADOS PARA UMA TARDE DE MUITA DISCUSSÃO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca