Vídeo: Avião de pequeno porte cai em Belo Horizonte e mata 3 pessoas


Um avião de pequeno porte com quatro pessoas a bordo caiu na manhã de hoje em uma rua de Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente atingiu veículos e deixou ao menos três pessoas mortas e outras três feridas. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a aeronave estava com as inspeções dentro do prazo de validade.

O Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, subcomandante dos Bombeiros de MG, confirmou em entrevista coletiva que apenas um ocupante do avião morreu, que um dos mortos é pedestre e que o piloto foi resgatado com vida e encaminhado ao Hospital João 23.

"Foram três óbitos, um dentro da aeronave, um dentro de um veículo e um terceiro, provavelmente transeunte. E três vítimas, provavelmente ocupantes da aeronaves, que ficaram feridas e levadas aos hospitais", afirmou o subcomandante. Sobre a origem e destino do avião, Erlon disse que que "só vai poder ter esta noção quando o Cenipa [Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes] chegar.

Ele disse que "preliminarmente, as vítimas socorridas são homens, mas os [sexos dos] três óbitos é preciso verificar posteriormente". Após a suspeita de que o piloto utilizou um dos paraquedas para deixar o avião, o subcomandante afirmou que "não tem informação se foi utilizado por algum ocupante". "O que a gente viu é apenas o paraquedas, não temos informação de uso."

A queda aconteceu entre as ruas Mineva e Rosinha Sigaud, no bairro Caiçara. Foi neste mesmo local onde um outro avião caiu em abril deste ano. O endereço é próximo ao Aeroporto Carlos Prates e fica em uma área residencial.

O avião caiu sobre carros, que pegaram fogo. Algumas casas também foram parcialmente destruídas. O Corpo de Bombeiros enviou sete viaturas e um helicóptero para o local de resgate.

A aeronave

O avião de 1.360 quilos tinha capacidade para transportar três passageiros. De acordo com a Anac, pertence à Helicon Táxi Aéreo LTDA e seu operador é o Srrael Campras dos Santos. A empresa, no entanto, foi vendida no dia 15 de julho deste ano, segundo o administrador da Helicon, Jairo Cardoso, em entrevista ao UOL.

"O RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), que é o processo de compra e venda, foi protocolado em 14 de outubro", diz Cardoso. "A FAB (Forção Aérea Brasileira) processou a comunicação de venda no dia 16 de outubro."

De acordo com o administrador, o processo vem demorando para ser concluído em razão das "burocracias da Anac". "Também gostaríamos de saber porque demora tanto. Cardoso diz que o operador informado pela Anac (Srrael Campras dos Santos) é na verdade o atual proprietário do avião, avaliado em R$ 500 mil.

A aeronave, prefixo PR-ETJ, tinha autorização para aterrissagens noturnas e foi fabricado em 2007 pela Cirrus Design. Seu modelo era o SR20, equipado com apenas um motor, estava com certificados dentro da validade, segundo a Anac e o administrador da antiga proprietária: "Estava revisadinha, com notas de revisão emitidas em julho."

A IAM (Inspeção Anual de Manutenção) e o CA (Certificado de Aeronavegabilidade) venceriam em agosto do ano que vem e em maio de 2022, respectivamente.

O aeroporto

O Aeroporto de Belo Horizonte Carlos Prates iniciou suas atividades em janeiro de 1944, a fim de atender ao Aeroclube do Estado de Minas Gerais, fundado em 1936. Fica em uma área de 580 mil m² localizado a aproximadamente 7 km do centro de Belo Horizonte.

A pista de pouso possui 928x18 metros e os pátios de estacionamento de aeronaves têm mais de 5 mil m2. É um aeroporto especialmente dedicado à formação de pilotos, aviação desportiva, instrução, construção de aeronaves, aviação geral de pequeno porte, aviação de asa rotativa (helicópteros).

O aeroporto também é sede de diversas empresas de manutenção de aeronaves e escolas de aviação.

Fotos e vídeos


Nas redes sociais, alguns internautas compartilharam fotos e vídeos relacionados ao acidente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca