Após chuvas,volume do Açude Dourado sobe quase 80% em quatro dias no RN

Açude Dourado, em Currais Novos, atingiu 81,02% de sua capacidade — Foto: Anderson de Almeida

Após as chuvas que ocorreram no Rio Grande do Norte, o Açude Dourado, em Currais Novos, Seridó potiguar, saiu de 1,71% de sua capacidade hídrica para 81,02% em quatro dias, de acordo com o Instituto de Gestão das Águas (Igarn). O Relatório de Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios Estaduais foi divulgado nesta segunda-feira (2).

A última medição havia ocorrido na quinta (27), quando o Dourado foi listado pelo Igarn como um dos açudes com “nível de alerta”. Agora, segundo Adelson Santos, funcionário da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) na região, falta pouco mais de 60 centímetros para o reservatório sangrar. A capacidade total do Açude Dourado é de 10.321.600 m³ e atualmente o manancial está com 8.362.432 m³.

Segundo o Instituto, outros reservatórios que receberam “recargas consideráveis” foram: Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, que passou de 4,34% da sua capacidade total para 9,92%; Riacho da Cruz, que passou de 65,68% para 76,91% e Santo Antônio de Caraúbas, que passou de 35,47% para 47,99%.

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, atualmente acumula 540.612.395 m³, correspondentes a 22,78% da sua capacidade total. Na última semana o manancial estava com 534.605.124 m³, correspondentes a 22,53% do seu volume total. No mesmo período de 2019 a barragem estava com 487.292.867 m³, correspondentes a 20,30%.

Reservatórios secos e em alerta

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 11 permanecem com volumes inferiores a 10% das suas capacidades totais, considerado nível de alerta. Já os açudes secos são sete..

Os reservatórios com níveis inferiores a 10% são: Bonito II, localizado em São Miguel; Jesus, Maria, José, em Tenente Ananias; Lucrécia, localizado no município de Lucrécia; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Esguicho, em Ouro Branco; Cruzeta, localizado na cidade de Cruzeta; Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz; Flechas, localizado em José da Penha e Itans, localizado em Caicó.

Já os secos são: Santana, localizado em Rafael Fernandes; Pau dos Ferros, localizado em Pau dos Ferros; Pilões, localizado no município de Pilões; Inharé, em Santa Cruz; Trairi, em Tangará, Japi II, em São José do Campestre e Zangalheiras, em Jardim do Seridó.

Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca