Bolsonaro é o maior culpado pelas mortes na pandemia, diz pesquisa


Instituto perguntou a 2.258 brasileiros: 'Quem é o maior responsável pelas mortes causadas pelo coronavírus no Brasil?' Veja os números

Por Robson Bonin

22 maio 2020, 09h34 - Publicado em 22 maio 2020, 06h02


O Brasil passou nesta quinta da triste marca dos 20.000 mortos na pandemia de coronavírus. Só nas últimas 24 horas, foram 1.188 brasileiros vencidos pela doença. Desde a primeira morte, Jair Bolsonaro recusou-se a assumir o papel de líder na guerra ao vírus.
Até se deixar vencer pelo ciúme, Bolsonaro delegou a liderança do combate ao coronavírus a Luiz Henrique Mandetta. Depois, percebendo que a crise implodiria seu projeto de reeleição, passou a boicotar o trabalho do ministro, que defendia as medidas de isolamento social contra o avanço das infecções. Não houve um dia na crise em que o presidente não boicotasse, minimizasse ou manifestasse desprezo pelas ações adotadas na crise.

Gripezinha, histeria, resfriadinho, churrasco, passeio de jet-ski, e o ponto alto, o “e daí”. Essa sequência de atos do líder que se recusou a liderar começou a se materializar em números.
Levantamento concluído nesta semana, quando o país entrou para o clube dos países com mais de 1.000 mortes diárias na pandemia, mostra que Bolsonaro é identificado pelos brasileiros como o grande responsável pelas mortes dos brasileiros.

Entre os dias 15 e 19, o Instituto Paraná Pesquisas perguntou a 2.258 brasileiros das 27 unidades da federação: “Em sua opinião, quem é o maior responsável pelas mortes causadas pelo coronavírus no Brasil?”

Bolsonaro foi apontado como o grande responsável por 35,1% dos entrevistados. Em segundo nas citações estão os governadores, lembrados por 12,7% dos entrevistados.

O STF (5,6%) e o Congresso (3,2%), inimigos do bolsonarismo, aparecem bem abaixo e até a China, alvo dos ataques de Eduardo Bolsonaro, do chanceler Ernesto Araújo e de Abraham “Cebolinha” Weintraub, foi citada por 4%, nem perto do resultado de Bolsonaro.

Com conteúdo Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca