Obras do Teatro Alberto Maranhão atingem quase 50% de execução


Teatro Alberto Maranhão, no bairro da Ribeira, está fechado desde julho de 2015 — Foto: Divulgação



As obras de restauração e recuperação do Teatro Alberto Maranhão, em Natal, atingiram aproximadamente 50% da execução, de acordo com o governo do estado. O investimento é de R$ 96 milhões na reforma e equipamentos, com recursos do Banco Mundial.

Todos os elementos estão em recuperação para devolver características históricas e arquitetônicas originais do teatro que está interditado desde julho de 2015. A intervenção abrange desde a renovação das estruturas elétricas, hidráulicas e de acessibilidade do espaço, até a climatização e paisagismo, reestruturação do palco e camarins, passando ainda por ações de combate a incêndio e implementação de sistema de esgoto.

Segundo o governo, esta é uma das maiores e mais cuidadosas reformas feitas desde a inauguração do TAM, em março de 1904. A obra conta pela primeira vez com a fiscalização do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan).

Sobre a obra

De acordo com o projeto que vem sendo executado, o jardim do TAM voltará a ter suas características originais com novos canteiros de plantas e bancos. As poltronas e cadeiras dos camarotes e frisas também foram totalmente recuperadas. As janelas e esquadrias do teatro foram restauradas de maneira criteriosa e artesanal. A estrutura metálica do telhado foi totalmente reconstituída e reforçada para instalação de telhas termoacústicas sobre a plateia e caixa cênica, garantindo maior isolamento térmico e acústico para o edifício.

O sistema de climatização do palco e plateia voltará a ser central, o que garantirá melhor refrigeração e menor quantidade de ruídos durante os espetáculos. Também foram instaladas as três plataformas elevatórias para o acesso de deficientes e dos idosos: uma para os camarotes, outra para o palco e a terceira para sala da orquestra.


A obra contemplou ainda a construção de novos banheiros e camarins com bancadas e divisórias em execução. Também já foram executados serviços em pisos e revestimentos de porcelanato em áreas molhadas dos camarins.

Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca