Ex-alunos do IFRN fazem protesto em Natal e propõem movimento em defesa da democracia

 Redação

24/08/2020 | 12:32


Um grupo de ex-alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) se mobilizou na manhã desta segunda-feira 24, em frente ao Campus Natal Central, e realizaram um movimento apartidário em defesa da democracia.

Segundo a organização do movimento, a ideia do ato surgiu a partir dos próprios ex-alunos, que, à distância, vêm acompanhando a situação da instituição. O grupo é formado, principalmente, de ex-estudantes das antigas Escola Industrial, ETFRN e CEFET/RN – as três últimas nomenclaturas que a instituição teve antes de se tornar IFRN.

Os organizadores relembram que “o instituto foi um divisor de águas em suas vidas”, pois além da excelente formação para enfrentar o mercado de trabalho, preparou os estudantes para o ingresso na universidade e também para o exercício pleno de seus direitos e deveres na sociedade. Muitos, hoje, são professores, médicos, advogados, jornalistas, engenheiros, entre outros. Apesar da distância, há ainda uma relação de intenso afeto com a instituição.

“Faz cinco meses que a instituição está parada porque o interventor não apresentou, até o presente momento, um plano de retorno e nem dialoga com os órgãos colegiados para ouvir uma proposta. Por causa dessa situação, os ex-alunos decidiram apoiar a Instituição e a decisão da comunidade acadêmica, que elegeu, legitimamente, seu reitor, através do voto, em um processo eleitoral sério, referendado e aprovado em todas as instâncias necessárias”, diz um dos organizadores.

Durante o encontro, houve espaço aberto para falas dos participantes. Após o ato presencial, uma carreata saiu do local da concentração até o prédio da Reitoria.

Outra reivindicação do grupo é que o reitor eleito, José Arnóbio, através do voto de 48,25% da comunidade acadêmica, seja imediatamente empossado. na semana passada, em entrevista ao Agora RN, Arnóbio disse que o IFRN vive uma intervenção.

A equipe organizadora ressalta que, em nenhuma atuação do movimento, serão levantadas bandeiras de partidos nem de sindicatos.


Com conteúdo AgoraRN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca