Grupo de baleias jubarte é fotografado por pesquisadores no litoral potiguar

Baleias jubarte foram registradas próximo à praia de Tabatinga, no litoral potiguar — Foto: Lídio Nascimento

Um grupo com 12 baleias jubarte foi flagrado neste domingo (20) no litoral do Rio Grande do Norte, próximo à praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, na Grande Natal. Eram cinco animais adultos e cinco filhotes, segundo pesquisadores ligados ao Projeto Mamíferos Marinhos do RN (Prommarn).

De acordo com o professor Lídio Nascimento, que fotografou o grupo e pesquisa as baleias Jubarte desde 2010, os animais vêm ao litoral brasileiro entre os meses de julho a novembro para reprodução e acasalamento.

Segundo o pesquisador, os animais estão aparecendo com maior frequência no litoral potiguar, desde a proibição da caça de Jubartes no Brasil, no final dos anos 1980.

Baleias jubarte são registradas por pesquisador no litoral potiguar. Entre os animais, filhotes. — Foto: Lídio Nascimento

Com a preservação dos animais, desde então, as baleias foram se reproduzindo e voltando a ocupar espaços que, segundo ele, tinham deixado de ser frequentados. Atualmente, é possível vê-las em todo o litoral brasileiro. Para o pesquisador, um sinal do aumento da população das baleias é a quantidade de filhotes registrada neste domingo (20).

"Além de estarem em maior número, os animais estão vindo mais cedo. As baleias adiantaram em um mês a vinda para o nosso litoral. Antes chegavam entre julho e agosto e agora já estão por aqui entre junho e julho" afirma.

Grupo com 12 baleias jubarte foi registrado no litoral do RN, neste domingo (20). — Foto: Lídio Nascimento

Depois do período de reprodução, segundo o professor, elas migram de volta para a Antártida. É que o litoral tropical não tem a alimentação das baleias - os krills - pequenos crustáceos parecidos com camarões, encontrados nas águas mais frias.

As baleias ficam em um período de jejum e só voltam a se alimentar após o período de acasalamento, com a volta ao polo sul.

No ano passado, os especialistas estimam que 20 mil baleias estavam no litoral brasileiro. Segundo o professor Lídio, ainda não há números sobre as jubartes no Rio Grande do Norte, mas os dados estão sendo analisados e até o final de 2020, haverá um levantamento para contabilizar a presença dos animais no litoral potiguar.

Baleias jubarte são fotografas próximo à praia de Tabatinga, no litoral do RN — Foto: Lídio Nascimento


Com conteúdo G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca