Após eleições, RN registra aumento de 52,57% no casos de Covid-19


O número de casos de Covid-19 cresceu 52,57% no Rio Grande do Norte após o período eleitoral, encerrado há duas semanas, em comparação com o quadro no período pré-eleições. O dado consta em relatório produzido por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN).

Segundo a análise, o crescimento dos infectados foi maior entre a população adulta, de 59,86%.

Já o número de óbitos não apresentou aumento na mesma proporção em que aumentaram os novos casos diários.

“Isso pode ser explicado porque nesse período eleitoral as contaminações estão ocorrendo em sua grande parte na população economicamente ativa, ou seja, a menos suscetível a ter a doença em sua forma mais grave”, apontou.

Veja a análise

Em 17 de agosto de 2020, a média móvel de 15 dias para novos casos confirmados era de, aproximadamente, 343 (novos casos de pessoas doentes por covid-19 por dia), e a média móvel de 15 dias para os óbitos diários era de, aproximadamente, 10 (óbitos por dia).

No dia 15 de novembro (dia das eleições), a média móvel de 15 dias para novos casos confirmados era cerca de 338 (novos casos de pessoas doentes por covid-19 por dia), e a média móvel de 15 dias para os óbitos diários era de, aproximadamente, 3 (óbitos por dia).

Apesar de apontar um cenário de controle, o relatório diz ainda que a situação do RN poderia ser melhor. “É importante considerar que, se a população não tivesse se exposto durante o período eleitoral, talvez o número de óbitos diários fosse ainda menor”.

Com conteúdo Dinarte Assunção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca