Mossoró amplia faixa etária de vacinação para pessoas com deficiência e comorbidades

Airton Castro é vacinado em Mossoró; ele perdeu a irmã para a Covid-19 em 2020 — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, ampliou a vacinação contra a Covid-19 neste sábado (8). A prefeitura abriu 10 Unidades Básicas de Saúde, além do ginásio do Sesi. Houve a ampliação da faixa etária das pessoas com deficiência e com comorbidades, que, agora, passa a ser 50 anos ou mais.

A imunização é feita com a vacina de Oxford/AstraZeneca. Os pontos de vacinação abertos neste sábado funcionam até 16h.

Airton Castro, 53 anos, é hipertenso. No ano passado, a irmã dele morreu por causa da Covid. Anaísa Castro, 43 anos, foi a primeira pessoa com síndrome de Down a morrer em Mossoró e a 10ª morte registrada na cidade, no dia 21 de abril de 2020.

"Essa vacina é muito especial para mim. Minha irmã não teve oportunidade de tomar. Naquela época não tinha vacina. Se estivesse viva, ela estaria no grupo para receber a vacina, mas são coisas do destino", disse, emocionado.

Também podem se vacinar nesta fase: gestantes e puérperas (de 18 anos acima) com comorbidades e os idosos de 60 anos ou mais com a segunda dose do imunizante.

"Estamos com a capacidade de vacinação dobrada porque, além das 10 UBS's, estaremos contando com 10 vacinadores no ginásio do Sesi. A ampliação da faixa etária faz Mossoró avançar a partir do uso das doses da vacina Oxford/Astrazeneca que estamos recebendo", afirma a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

A prefeitura reforça que as pessoas com comorbidades devem apresentar as respectivas comprovações - laudo médico, exame comprobatório ou prescrição médica. As pessoas com deficiência precisam comprovar que estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As comorbidades listadas são Diabetes Melitus; Pneumopatias Crônica Graves; Hipertensão Arterial; Doença Cardiovascular; Doença Cerebrovascular; Imunosuprimidos; Anemia Falciforme; Obesidade Mórbida; Doenças Renais Crônicas.

Ginásio do Sesi, em Mossoró, está aberto neste sábado (8) — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

Para que os trabalhadores da saúde e voluntários possam comemorar o Dia das Mães em família, a prefeitura informou que não haverá vacinação neste domingo (9) em Mossoró. A imunização será retomada na segunda-feira (11).

UBS's abertas neste sábado (8):

UBS Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré)

UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel)

UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos)

UBS Chico Costa (Santo Antônio)

UBS Dr. Francisco Nazareno Gurgel (Bom Pastor)

UBS Dr. Lucas Benjamim (Abolição 3)

UBS Dr. José Leão (Alto da Conceição)

UBS Ildone Cavalcante de Freitas (Barrocas)

UBS Dr. Moisés Costa Lopes (Redenção)

UBS Marcos Raimundo Costa (Belo Horizonte)


Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca