Eleições 2022: Pesquisa Ipec aponta que Lula vence em primeiro turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegaria a 50% dos votos considerando a margem de erroImagem: Ricardo Stuckert/Reprodução/Facebook/Lula

Pesquisa Ipec, divulgada hoje pelo portal G1 e pela GloboNews, mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem ampla vantagem frente aos adversários e poderia vencer a eleição para a Presidência da República em primeiro turno. No principal cenário analisado, o ex-presidente aparece com 48% dos votos e todos os outros candidatos somam 38%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Para vencer uma eleição em primeiro turno, o candidato precisa ter 50% +1 dos votos válidos (não contam votos em branco ou nulo).

Em ambos os cenários considerados, o petista aparece com 27 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

No primeiro cenário, com 12 candidatos, o ex-presidente tem 48% das intenções, ficando 10 pontos a frente dos adversários somados. No segundo cenário, com apenas cinco nomes, Lula tem 49% das intenções de votos, enquanto seus adversários somados tem 38%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o petista poderia chegar a 51% em números absolutos. A pesquisa do Ipec foi feita entre 9 e 13 de dezembro, e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O Instituto Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, encerrado em janeiro deste ano.

Confira os números: Cenário 1: primeiro turno com 12 candidatos Lula (PT): 48% Jair Bolsonaro (PL) : 21% Sergio Moro (Podemos): 6% Ciro Gomes (PDT): 5% André Janones (AVANTE): 2% João Doria(PSDB): 2% Cabo Daciolo (PMN-Brasil 35): 1% Simone Tebet (MDB): 1% Alessandro Vieira (Cidadania): 0% Felipe d'Ávila (NOVO): 0% Leonardo Péricles (UP): 0% Rodrigo Pacheco (PSD): 0% Brancos / Nulos: 9% Não sabem / Não responderam: 5% Cenário 2: primeiro turno com 5 candidatos Lula (PT): 49% Jair Bolsonaro (PL) : 22% Sergio Moro (Podemos): 8% Ciro Gomes (PDT): 5% João Doria(PSDB): 3% Brancos / Nulos: 9% Não sabem / Não responderam: 5%.

Perfil do eleitor De acordo com o Ipec, os votos para Lula são mais expressivos entre quem avalia o governo de Jair Bolsonaro como ruim ou péssimo (68%); quem mora no Nordeste (63%); quem mora nas periferias das capitais (55%); e entre católicos (54%). Além disso, a pesquisa mostra que as intenções de voto no petista são maiores quanto menor a renda familiar mensal dos entrevistados. De forma que o índice de intenção de votos é de 32% entre aqueles cuja renda é de 5 salários mínimos, e atinge 57% entre quem tem renda familiar de até um salário mínimo. Entre os entrevistados com nível superior, Lula tem 40% dos votos, e entre os com ensino fundamental o índice é de 55%. Já Bolsona.

De acordo com o Ipec a escolha pelo atual presidente aumenta quanto maior a renda familiar mensal e escolaridade dos entrevistados. Passando de 14%, entre quem tem renda de até 1 salário mínimo, para 30%, entre aqueles que ganham acima de 5 salários. Além disso, Bolsonaro tem 18% das intenções entre os eleitores com ensino fundamental e chega a 25% entre os mais escolarizados. Já o ex-ministro Sergio Moro se destaca entre os eleitores residentes na região Sul (11%). O Ipec informou, ainda, que os outros candidatos mencionados têm intenções de voto distribuídas de maneira homogênea.


Com conteúdo UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca