Eleições 2022: Pesquisa Ipec aponta que Lula vence em primeiro turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegaria a 50% dos votos considerando a margem de erroImagem: Ricardo Stuckert/Reprodução/Facebook/Lula

Pesquisa Ipec, divulgada hoje pelo portal G1 e pela GloboNews, mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem ampla vantagem frente aos adversários e poderia vencer a eleição para a Presidência da República em primeiro turno. No principal cenário analisado, o ex-presidente aparece com 48% dos votos e todos os outros candidatos somam 38%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Para vencer uma eleição em primeiro turno, o candidato precisa ter 50% +1 dos votos válidos (não contam votos em branco ou nulo).

Em ambos os cenários considerados, o petista aparece com 27 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

No primeiro cenário, com 12 candidatos, o ex-presidente tem 48% das intenções, ficando 10 pontos a frente dos adversários somados. No segundo cenário, com apenas cinco nomes, Lula tem 49% das intenções de votos, enquanto seus adversários somados tem 38%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o petista poderia chegar a 51% em números absolutos. A pesquisa do Ipec foi feita entre 9 e 13 de dezembro, e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O Instituto Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, encerrado em janeiro deste ano.

Confira os números: Cenário 1: primeiro turno com 12 candidatos Lula (PT): 48% Jair Bolsonaro (PL) : 21% Sergio Moro (Podemos): 6% Ciro Gomes (PDT): 5% André Janones (AVANTE): 2% João Doria(PSDB): 2% Cabo Daciolo (PMN-Brasil 35): 1% Simone Tebet (MDB): 1% Alessandro Vieira (Cidadania): 0% Felipe d'Ávila (NOVO): 0% Leonardo Péricles (UP): 0% Rodrigo Pacheco (PSD): 0% Brancos / Nulos: 9% Não sabem / Não responderam: 5% Cenário 2: primeiro turno com 5 candidatos Lula (PT): 49% Jair Bolsonaro (PL) : 22% Sergio Moro (Podemos): 8% Ciro Gomes (PDT): 5% João Doria(PSDB): 3% Brancos / Nulos: 9% Não sabem / Não responderam: 5%.

Perfil do eleitor De acordo com o Ipec, os votos para Lula são mais expressivos entre quem avalia o governo de Jair Bolsonaro como ruim ou péssimo (68%); quem mora no Nordeste (63%); quem mora nas periferias das capitais (55%); e entre católicos (54%). Além disso, a pesquisa mostra que as intenções de voto no petista são maiores quanto menor a renda familiar mensal dos entrevistados. De forma que o índice de intenção de votos é de 32% entre aqueles cuja renda é de 5 salários mínimos, e atinge 57% entre quem tem renda familiar de até um salário mínimo. Entre os entrevistados com nível superior, Lula tem 40% dos votos, e entre os com ensino fundamental o índice é de 55%. Já Bolsona.

De acordo com o Ipec a escolha pelo atual presidente aumenta quanto maior a renda familiar mensal e escolaridade dos entrevistados. Passando de 14%, entre quem tem renda de até 1 salário mínimo, para 30%, entre aqueles que ganham acima de 5 salários. Além disso, Bolsonaro tem 18% das intenções entre os eleitores com ensino fundamental e chega a 25% entre os mais escolarizados. Já o ex-ministro Sergio Moro se destaca entre os eleitores residentes na região Sul (11%). O Ipec informou, ainda, que os outros candidatos mencionados têm intenções de voto distribuídas de maneira homogênea.


Com conteúdo UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca