Gabriel Boric novo presidente do Chile


Boric vence Kast na eleição presidencial

O candidato presidencial do Aprovar Dignidade, Gabriel Boric, venceu o segundo turno das eleições presidenciais neste domingo, 19 de dezembro, derrotando o porta-estandarte da Frente Social Cristã, José Antonio Kast.

Segundo dados do Serviço Eleitoral, com 50,01% das pesquisas apuradas até às 19h13, o deputado de Magalhães obteve 54,72% e Kast 45,28%, o que marca uma tendência que se supõe irrecuperável.

Ambos chegaram às urnas depois de ocuparem o primeiro e o segundo lugar nas eleições de novembro, com uma diferença de 146 mil votos a favor do ex-sindicalista. Foi o resultado mais estreito desde a eleição de 1999, entre Joaquín Lavín e Ricardo Lagos.

Pela primeira vez em três décadas, as forças que governaram em sete mandatos - Chile Vamos e a antiga Concertación - não chegaram com candidato às urnas. Os democratas-cristãos, que apoiaram sua candidatura no segundo turno, anunciaram que se oporão a um possível governo do legislador da Frente Ampla.

Em declarações à imprensa após conhecer os números do Servel, o deputado eleito Gonzalo de la Carrera disse que “é uma grande vantagem, na minha impressão é que se mudarem (os resultados), mudarão muito pouco”.

O processo eleitoral decorreu com altas temperaturas na zona central, grande congestionamento de trânsito em redor das assembleias de voto e questionamentos de autarcas e opositores devido à suposta baixa frequência ou ausência de transportes públicos em algumas cidades. A Ministra dos Transportes e Telecomunicações, Gloria Hutt, pediu desculpas pelo funcionamento do sistema.

Até o momento não se sabe se será realizada a tradicional visita do candidato derrotado ao comando do vencedor.

A terceira

Com conteúdo nodal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca