Governo Federal recusa ajuda humanitária da Argentina à Bahia


O Ministério das Relações Exteriores dispensou o pedido do governador da Bahia, Rui Costa, para autorizar o envio de ajuda humanitária da Argentina ao estado, que vive uma crise após as fortes chuvas que atingiram principalmente o sul do território baiano .

Nesta quarta-feira (29), nas redes sociais, Rui Costa agradeceu a oferta do governo argentino e pediu que o governo federal autorizasse a ação. "O país nos ofereceu envio imediato de uma missão com dez profissionais especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres. Isso inclui, por exemplo, a oferta de comprimidos para potabilização de água", escreveu.

"Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira", acrescentou.

De acordo com o documento do Ministério das Relações Exteriores enviado à embaixada da Argentina acessado pelo G1 , o governo federal afirma que os recursos financeiros são suficientes, com a reserva de R$ 200 milhões para enfrentar a situação.

"Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos", aponta um trecho do texto.

Na tarde de hoje, a Defesa Civil informou que o número de mortos devido às fortes chuvas na Bahia subiu para 24 . No total, 132 municípios se encontram em estado de emergência e ao menos 434 pessoas ficaram feridas. Além disso, são 37.324 desabrigados e 53.934 desalojados, com 629.398 pessoas afetadas.


Com conteúdo iG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furto na rede elétrica deixa mais de 8,8 mil imóveis sem luz em Areia Branca

Três grupos mostram interesse no Leilão do Porto Ilha

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Areia Branca