Operação Maritimum da PF apreende cerca de 4 toneladas de cocaína em Areia Branca, RN

Cocaína apreendida em Areia Branca, no RN. — Foto: Reprodução

A Polícia Federal apreendeu cerca de 4 toneladas de cocaína em Areia Branca, na região Oeste potiguar, durante a operação Maritimum, deflagrada nesta quarta-feira (13) no Rio Grande do Norte e em mais seis estados do país. A quantidade de droga é uma estimativa, já que a pesagem oficial ainda não foi realizada.

A operação visa desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas que atuava em portos das regiões Nordeste e Sudeste, principalmente nos de Natal (RN), Salvador (BA) e Santos (SP).

No Rio Grande do Norte, alguns dos mandados foram cumpridos dentro da Cadeia Pública de Natal.

Policiais federais e penais também cumpriram mandados em prisão no RN — Foto: PF/Cedida

Já a carga de cocaína foi encontrada em Areia Branca, na região Oeste do estado. Apesar da estimativa inicial, a pesagem oficial do entorpecente não tinha sido feita até a última atualização desta matéria.

Ao todo, a ação teve objetivo de cumprir 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do RN no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará.

A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 169,6 milhões nas contas bancárias de investigados.

Em Santos (SP), a PF apreendeu drogas, além de um fuzil e carros. Na Bahia, 13 pessoas foram presas pelos policiais, durante a manhã.

As ações foram conduzidas por cerca de 350 policiais federais e 20 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, além de 8 policiais penais. A ação também conta com apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Viaturas deixam sede da Polícia Federal no Rio Grande do Norte — Foto: PF/Cedida

A PF não divulgou um balanço total da operação até a última atualização desta matéria.

Investigação

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas no final de 2021 e identificaram um grupo responsável pelo transporte e armazenamento da droga que entrava no Brasil pelas fronteiras com países produtores.

Em seguida, o grupo realizava a “contaminação” de contêineres, ou seja, escondiam a droga em cargas de frutas e outras mercadorias que teriam como destino os portos da Europa.

8 toneladas de drogas apreendidas durante investigações

Durante o inquérito, a corporação apreendeu drogas nos Portos de Santos (SP), Salvador, Natal, Fortaleza e Barcarena (PA), além da interceptação de cargas nos países europeus de destino (Bélgica, França e Países Baixos), totalizando cerca de 8 toneladas de cocaína apreendidas.

A Polícia Federal também identificou que três dos maiores traficantes em atividade no Brasil eram os destinatários dessa droga no exterior, um deles preso recentemente na Hungria.

Lavagem de dinheiro

"Além dos integrantes do núcleo operacional da quadrilha, diversas pessoas físicas e empresas foram utilizadas para lavar o dinheiro do crime, ocultando e dissimulando a origem dos valores ilícitos com o objetivo de criar uma rede estruturada de tráfico internacional de drogas por intermédio da exportação de mercadorias", informou a PF.

Drogas apreendidas em meio a carga de manga no Porto de Natal, em novembro de 2021; destino era a Holanda — Foto: Divulgação

Drogas apreendidas em meio a carga de manga no Porto de Natal, em novembro de 2021; destino era a Europa. 

Os presos nesta operação estão sendo encaminhados para as sedes da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará, e deverão responder por crimes como integrar organização criminosa; tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, o nome da Operação Maritimum é uma alusão ao modo de atuação da organização criminosa que utilizava o transporte marítimo para exportar a cocaína aos portos europeus.


Com conteúdo G1RN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca