Porto do Mangue: "Todo cais é uma saudade de pedra"



Cais da Orla do Rio das Conchas - Porto do Mangue/RN - Foto: Rodrigo Almeida 

Por Aldo Almeida 

07/08/2023


Pouco explorado turisticamente, Porto do Mangue possui um potencial natural extraordinário. Dunas, mangue, rio, mar, bons ventos, o município localizado na Costa Branca potiguar tem um pouco de tudo em seus 318,64 km² de extensão.

E para coroar toda essa beleza natural,  o ex prefeito Francisco Gomes (Titico) urbanizou o Cais com um belo projeto arquitetônico e paisagístico durante seu primeiro mandato no ano de 2.010, transformando o local num belo cartão postal para quem aprecia a beleza exuberante do Rio das Conchas. Além do um extenso calçadão ao longo do cais, foram construídos quiosques onde podia se consumir uma enorme variedade de frutos do mar, peixes, cervejas, etc e ouvir boa música. 

Quiosques do Cais do Rio das Conchas - Porto do Mangue/RN - Foto: Reprodução 

Esse despertar para sua vocação turística natural com investimentos na infraestrutura chamou a atenção da população da região,  que logo passou a ver Porto do Mangue como um destino de passeios aos finais de semana e feriados. E foi nesse tempo que conheci a cidade através de uma excursão que saiu de Areia Branca com destino ao novo 'point' da diversão no litoral.

Visita ao Cais de Porto do Mangue 

Apesar de ter nascido em Carnaubais, não conhecia  o município. Numa perua kombi bem castigada passamos pelas Dunas do Rosado com seu balé de areias alvas, adentramos pela Rua do Tabaco Ventoso e por fim, chegamos ao Cais. Que espetáculo de paisagem,  que brisa agradável,  que gente alegre e hospitaleira encontrei por lá. Fiquei encantado com a beleza da orla, toda urbanizada, coisa que não se via nas outras cidades bem maiores da região. 

Registro do primeiro encontro com Rodrigo Almeida do Restaurante Bangalô 

Por fim,  fui convidado para conhecer o Bangalô, e lá chegando, tive mais outra grande surpresa. O Bar e Restaurante não deixava nada a desejar para estabelecimentos famosos da capital do estado. Gastronomia maravilhosa, ambiente muito aconchegante e atendimento excelente, um verdadeiro oásis no meio do deserto onde se refresca o corpo e a alma dos viajantes. Neste dia conheci Rodrigo Almeida que viria a ser meu amigo mais chegado que um irmão. Bem, mas essa história de amizade eu conto pra vocês na próximo capítulo, assim como o abandono que hoje vive Porto do Mangue e seu cais, outrora cartão postal da cidade.

Veja imagens atuais do abandono do cais: 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La Belle — Pousada zen na praia de Pedra Grande em Porto do Mangue

Filho de Edir Macedo é condenado por ter humilhado massagista da Record

Polícia civil prende dois homens por tentativa de homicídio em Areia Branca